qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sob comando de santanense, dupla brasileira é campeã do Australian Open de Tênis

Luiz Peniza é técnico de Luisa Stefani e Rafael Matos, que conquistaram o título inédito para o Tênis brasileiro nessa quinta-feira (26)
Luiz Peniza iniciou sua trajetória no Tênis no Clube Campestre de Livramento (Foto: Redes Sociais)

Comandados pelo técnico santanense Luiz Peniza, a dupla brasileira Luisa Stefani e Rafael Matos conquistou, nessa quinta-feira (26) o título do Australian Open de Tênis na categoria duplas mistas, na final disputada em Melbourne, na Austrália.

Luiz Peniza é natural de Sant’Ana do Livramento e iniciou sua carreira atuando pelo Clube Campestre da cidade. Após se formar em Educação Física, Peniza passou a se dedicar profissionalmente ao Tênis atuando como técnico. Passou pelo Instituto Gaúcho de Tênis (IGT) e é membro da equipe da ADK TENNIS, de Itajaí/SC, onde se dedica a formação de atletas. Ele integra ainda a equipe da Seleção Brasileira de Tênis, além de ser técnico da, agora, primeira dupla totalmente brasileira a vencer um torneio de Grand Slam, colocando seus nomes na história do esporte no Brasil.

 

Luisa Stefani e Rafael Matos no Australian Open. Foto: REUTERS/Jaime Joy

 

MARCA HISTÓRICA

Stefani e Matos fizeram história ao vencer a experiente dupla indiana Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2. O Australian Open é o primeiro de quatro torneios do circuito de Grand Slam, que reúne a elite do Tênis mundial. Luisa, em especial, tem um motivo a mais para comemorar: a paulista de 25 anos e medalhista olímpica nas Olimpíadas de Tokio 2020 é a primeira brasileira depois de Maria Esther Bueno a vencer um torneio da elite mundial do Tênis, quebrando um jejum de 55 anos na modalidade feminina.

 

Ângelo Borghetti é reconduzido ao cargo de procurador-geral do MPC

  Nesta segunda-feira (22), ocorre, às 10h, a cerimônia de posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Ângelo Borghetti, no auditório Romildo Bolzan, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre. Ele será reconduzido ao cargo para o biênio 2025-2027. A nomeação de Borghetti foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24