qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Recebendo salário, vereador viaja há um mês no Pará

De acordo com sua assessoria, Rafael de Castro está visitando a família
Vereador Rafael de Castro (Foto: Samuel Arruda/AP

O vereador Rafael de Castro (PSB) está há um mês no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Mesmo não estando no município para o qual foi eleito para representar, o parlamentar continua recebendo seu salário.

Desde que foi viajar, Rafael deixou de participar de duas votações consideradas importantes do Legislativo Municipal: a primeira, foi a eleição da mesa diretora da Casa, que ocorreu no dia 21 de dezembro de 2022; e a segunda, foi a do Refis Municipal da Secretaria da Fazenda.

No dia 23 de dezembro do ano passado, a assessoria do vereador Rafael informou ao Jornal A Plateia que o motivo dele não participar da eleição da mesa diretora foi por ter marcado uma viagem para visitar sua família e a compra das passagens ter sido feita com grande antecedência. “Como foi a esposa do vereador que adquiriu as passagens, não observou a data, o que não daria tempo de participar da sessão e viajar até Porto Alegre para pegar o voo com destino ao Pará. Importante destacar que ele não vai à sua cidade há mais de três anos”, disse a assessoria em mensagem de texto.

Ainda em 2022, Rafael deveria estar na sessão da Comissão Representativa, no dia 28 de dezembro, o que não aconteceu. No entanto, deixou protocolado na Câmara um documento em que o seu colega de partido, o vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB), ficou como responsável por representá-lo. Já nas sessões de 2023, Rafael não está na Representativa, não tendo obrigatoriedade de estar no plenário. Porém, no dia 13 de janeiro teve sessão extraordinária, Rafael deveria estar e não compareceu.

Na oportunidade foram debatidos e votados: o Refis Municipal, o projeto que previa a venda de imóveis do Sisprem, o projeto de Educação no Trânsito, além de aberturas de créditos especiais.

Procurada, a assessoria do parlamentar informou que ele deve retornar para a cidade na semana que vem. O recesso parlamentar encerra no dia 02 de fevereiro.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já