qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Morre Pelé, o rei do futebol

Ele lutava contra um câncer e estava internado desde o dia 29 de novembro
Icônica foto de Pelé registrada em 1976 com "o coração de suor na camisa". Foto: Luiz Paulo Machado/Placar

Morreu, na tarde desta sexta-feira (29), aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Ele estava internado em São Paulo desde o dia 29 de novembro e lutava contra um câncer.

Nascido em Três Corações, em Minas Gerais, Pelé mudou-se para Bauru, interior de São Paulo, ainda na infância. Sonhando em se tornar jogador de futebol, Pelé iniciou a carreira profissional em 1957 aos 16 anos, no Santos Futebol Clube. No ano seguinte, já na seleção brasileira, conquistou a primeira copa do mundo com o Brasil. É até hoje o jogador mais jovem a marcar gols em uma final de copa, aos 17 anos.

Ao longo de 20 anos de carreira, Pelé colecionou recordes e revolucionou o futebol. Marcou 1.281 gols na carreira, marca até hoje nunca atingida. É também o único futebolista a vencer três copas do mundo, sendo duas consecutivas. Dono de uma habilidade e força inigualáveis, Pelé recebeu o apelido de “rei” ainda no início de carreira, pelo jornalista e poeta Nelson Rodrigues. O título de rei foi confirmado pelo seu desempenho dentro e fora de campo, com marcas até hoje nunca atingidas no esporte.

Encerrou a carreira em 1977, em uma partida comemorativa entre seu clube na época, o New York Cosmos, contra o Santos. Após isso, Pelé virou embaixador do futebol no mundo, atuou como ministro dos esportes e é, até hoje, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

O velório de Pelé acontecerá no gramado do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, ainda sem data definida. Seu corpo deverá ser sepultado na cidade de Santos nos próximos dias.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con