sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

EDITORIAL – A Plateia informa, não cria os fatos

Soma de diárias e combustíveis publicadas pelo Jornal A Plateia foram divulgadas pela Câmara Municipal de Vereadores
Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Sant'Ana do Livramento

Causou repercussão, a reportagem veiculada no Jornal A Plateia do último fim de semana, em que aponta que entre os vereadores que mais gastaram com diárias e combustíveis em 2022 são do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Durante o fim de semana, o vereador Enrique Civeira afirmou que este jornal mentiu ao veicular as informações, divulgadas pela própria Câmara Municipal.

O parlamentar afirma que utilizou R$ 13.078,51 em diárias, o que de fato é verdade. Esqueceu, porém, que a cifra chega a R$ 20.467,20, quando somados aos gastos com combustíveis que têm, na prática, a mesma finalidade: viagens para fora do município de Sant’Ana do Livramento. Em outras palavras, o gasto do dinheiro público para viagens dos parlamentares.

É leviana a afirmação do mesmo vereador que este veículo produz “fake news” quando, na verdade, o Jornal A plateia apenas está informando à comunidade sobre um dado que é público para que cada eleitor possa fazer a sua avaliação sobre o desempenho dos agentes públicos. Não se trata de “golpe baixo”, mas de informação.

Por fim, é necessário reafirmar que este jornal não está alheio às críticas, assim como quem ocupa cargo público. Pelo contrário, quando as críticas têm algum fundamento, elas são revisadas e levadas em consideração. No entanto, neste caso, não há o que retificar, pois não existe erro por parte deste jornal. O que poderia existir, eventualmente, é a falta de validação – por parte de quem os produz – dos números que não mentem, que são tão visíveis quanto a Lei da Transparência. O que é preciso, sim, são agentes que se comprometam com a verdade, o que jamais deixará de prevalecer em qualquer veículo de comunicação do Grupo A Plateia.

Confira os valores utilizados por todos os parlamentares:

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual