qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

Os mercados em leve alta às 6h15 em Brasília: S&P500 +0.15%, Dow Jones +0.16%, Nasdaq +0.19% e a Europa (STOXX600)+0.37%.

INFLAÇÃO 🇺🇸: Os investidores estão aguardando a divulgação do índice de preços ao consumidor de novembro e esperando por sinais de redução da inflação. O relatório de inflação de hoje pode desempenhar um papel fundamental na próxima decisão do Federal Reserve.

ALEMÃO & INFLAÇÃO:O índice de preços ao consumidor (CPI) alemão subiu 10% em novembro em relação ao ano anterior, encolhendo 0,5% em relação ao mês anterior, em linha com as previsões.

*🇧🇷 Por aqui o que vai direcionar o mercado são as nomeações do novo governo que toma posse em 2023. Ontem, o Ibovespa chegou a cair mais de 3%, mas acabou fechando em queda de 2,02%, aos 105.343 pontos. O dólar, por sua vez, chegou a subir até R$ 5,34, mas encerrou o pregão com ganho de 1,26%, a R$ 5,31. *

XP POLÍTICA- Mudança na Lei das Estatais.
Lula deve promover alterações na Lei das Estatais. A legislação, aprovada no governo Temer, é vista como obstáculo para nomeações políticas – e também para mudanças que o PT pretende fazer na Petrobras para ter maior flexibilidade nas decisões sobre política de preços.

XP POLÍTICA- Câmara quer posição do Supremo sobre RP 9 antes de votar PEC.
Para garantir que o Congresso não ficará sem o controle das emendas de relator, o comando da Câmara decidiu esperar para pautar a PEC da Transição depois que houver uma posição do Supremo a respeito do tema. Está marcado para esta quarta-feita o julgamento da constitucionalidade das RP 9 na Corte.

ESTADÃO – Haddad quer repetir na Fazenda modelo de controle de gastos que usou na Prefeitura de São Paulo.
O futuro ministro da Fazenda tem dito a interlocures próximos que não tomou medidas populistas, mas fez ações necessárias para tornar o município com capacidade de investimento.

VALOR – Haddad promete controle na inflação e nas contas públicas.
Fernando Haddad disse ontem que quer chegar, em sua gestão, a um país com “baixo desemprego, inflação controlada, contas públicas estáveis, Estado com capacidade de investimento”.

VALOR – Incertezas fiscais elevam pressão sobre juro ‘neutro’.
O ambiente com uma taxa neutra mais alta explicita que, na visão do mercado, mesmo que a Selic não suba além dos atuais 13,75%, ela não irá cair tanto quanto se esperava meses atrás.

Estadão: Wellington Dias é cotado para o Planejamento.
Enquanto o economista Aloizio Mercadante está motivado para comandar o BNDES, para o Ministério do Planejamento está cotado Wellington Dias, ex-governador do Piauí e senador eleito.

Estadão: Mercadante procura presidente da Febraban e diz que não haverá volta de subsídios.
O coordenador dos grupos de trabalho do governo de transição, Aloizio Mercadante, procurou o presidente da Febraban, Isaac Sidney, para afirmar que não há mais espaço fiscal para a política de subsídios adotada em governos passados petistas para o banco público.

Estadão: Núcleo do PT resiste à governadora Izolda Cela no Ministério da Educação.
Grupo se opõe à ligação da governadora com setor privado e aposta em Reginaldo Lopes.

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não

Polícia Civil participa de Ações de Conscientização sobre Abuso Infantil

Em um importante evento de mobilização e conscientização, realizado nas dependências do SEST/SENAT,  nesta terça-feira 13 de maio, a Polícia Civil de Santana do Livramento marcou presença ativa na preparação para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio. A delegada de polícia Giovana Müller representou a instituição, unindo forças com o

PF Deflagra Operação Nacional Contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação Integrada Cumpre Mandados em Todos os Estados, Revelando Esforço Contínuo no Combate a Crimes Cibernéticos A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira, 14 de maio, a Operação Proteção Integral II, uma ação de âmbito nacional com o objetivo de desarticular redes de armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil. Em uma demonstração de força e