sex, 24 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Fim de semana sangrento: O que dizem as autoridades?

Delegada Giovana Muller e Major Anibal Silveira
Delegada titular da Polícia Civil Giovana Müller e Comandante da Brigada Militar Major Anibal Silveira

No último fim de semana, Sant’Ana do Livramento vivenciou três incêndios, sendo dois a residências e outro em um carro, duas mortes e duas pessoas feridas por armas de fogo. Tudo isso em menos de 24 horas.

De acordo com a delegada Giovana Muller, essas ações são resultado de uma guerra de membros de uma mesma facção criminosa pelos pontos de tráfico de drogas e por domínio em relação a traficância. “E tem aumentado efetivamente como todos estão vendo”, disse.

Segundo Giovana, o trabalho da Polícia Civil é apurar os crimes. Ela afirmou que já iniciaram reuniões e tratativas dos próximos passos pra apurar a autoria, mas reiterou: “Tudo envolve a disputa do tráfico de drogas”.

“Nós estamos atuando. A nossa resposta é conforme o que vem acontecendo, talvez não na mesma intensidade que a população espera, pois temos que colher elementos para poder comprovar a autoria, porém a polícia está trabalhando incansavelmente nestes delitos”, finalizou a delegada.

Já o comandante do 2º RPMon, Major Silveira, relatou que é muito insipiente ligar um fato ao outro, mas disse que provavelmente esses fatos tenham ligação. Ele salientou que são fatos isolados. “Nós não tivemos aquela situação onde os fatos iniciaram e tiveram um conexão. Estamos averiguando e trabalhando para que o policiamento ostensivo sature e de a segurança nesses locais”, comentou.

Assim como a delegada, o major também destacou que agora existe um trabalho de investigação em conjunto das forças de segurança para identificar os possíveis autores. “Trabalho que vai ser feito na sequência. A BM está atenta”, afirmou complementando que “assim que aconteceram os fatos, foram adotadas as medidas de contenção.”

“Já tínhamos ações positivas de combate ao tráfico de entorpecentes, nos últimos 10 dias aconteceram mais de 8 prisões, então vamos seguir trabalhando para que a população tenha tranquilidade”, frisou o major Silveira.

 Prisões

Ainda não tem presos relativos aos fatos dos finais de semana. “Estamos trabalhando, buscando informações, em uma intensa troca de informações com os demais órgãos policiais”, contou o major.

“Vale lembrar que a comunidade pode nos auxiliar passando informações de forma anônima ligando ao 190, de possíveis veículos suspeitos, pessoas em atitudes suspeitas, que são bastante uteis”, alertou.

Fronteira

O fato de Livramento e Rivera ser uma fronteira seca também foi pontuado pelo comandante da Brigada.

“Assim como é positiva, um povo ‘hermanado’, não temos qualquer burocracia para acessar o país vizinho, isso é uma coisa positiva, mas também para o delito ele acaba facilitando. Os indivíduos se valem dessa fronteira seca para cometer o delito e entrar no país vizinho e também vice e versa. Nós temos uma troca de informação incessante com a polícia, desde a chefia até as chefaturas. Sabemos que uma prisão que acontece no Brasil, repercute no Uruguai e vice versa. Então é um trabalho integrado. Por óbvio que se respeita a territorialidade, não podemos atuar no país vizinho, assim também como a policia não atua no Brasil. Nós respeitamos os limites da fronteira, por vezes os marginais”, relatou.

Orientações

Segundo o major Silveira a orientação da Brigada Militar para a comunidade é que a mesma acione a BM ao identificar uma situação suspeita nas proximidades da sua residência. “Ligue ao 190, acione a BM que nós temos uma pronta resposta”.

“Vamos fazer um trabalho de reforçar as ações nos pontos de interesse que já foram elencados. Locais onde provavelmente são eixos que podem acontecer alguns delitos e vamos reforçar e saturar para que a comunidade tenha tranquilidade no final de ano”, finalizou.

Entrevistas

Acompanhe as entrevistas feitas pelo repórter Marcelo Pinto com o comandante do 2º RP Mon Major Anibal Silveira e com Delegada titular de Polícia Civil Giovana Müller.

Polícia Federal prende homem por armazenamento de conteúdo de abuso sexual infanto juvenil

Durante a última quarta-feira(22), foi concluída mais uma diligência da Polícia Federal dentro da operação Ximango IV, uma iniciativa permanente da Delegacia local, que tem por objetivo o combate a crimes relacionados ao abuso sexual infanto juvenil, em Sant’Ana do Livramento. Ao concluírem o inquérito, policiais foram até um estabelecimento comercial em busca do homem suspeito por possuir material contendo

General Mourão destaca as qualidades do agronegócio gaúcho em sua fala no plenário

O Senador Hamilton Mourão publicou recentemente em suas redes sociais, um vídeo onde esclarece sobre “falsas narrativas” relaconadas aos dejetos dos animais bovinos. Parlamentar afirma que, segundo pesquisas feitas pela EMBRAPA – Bagé, os mesmos são úteis para fixação de nitrato no solo. Confira: “NOSSO AGRO É O MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO ✅ Parem de inventar narrativas! ✅ A narrativa

El periodismo deportivo de Rivera está de Luto

Falleció un referente a nivel nacional, Freddy Silva a los 72 años de vida En estos momentos las palabras faltan, debido a que en horas de a tarde de este martes 21 de octubre de 2025, a sus 72 años de edad, falleció el Periodista deportivo, Freddy Silva. Freddy había nacido el 9 de febrero del año 1953 y desde