qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Caminho do Pampa é inaugurado em Livramento com a presença de produtores

Aconteceu no sábado (3), a caminhada de inauguração da Rota Caminho do Pampa em Sant’Ana do Livramento, na região do Cerros Verdes e São Diogo. O projeto que conecta diretamente o município às trilhas oficiais do Brasil, pretende trazer para a fronteira peregrinos, caminhantes e praticantes de turismo de aventura que buscam nesta modalidade de esporte novas experiências. Como atrativos para os turistas estão as belas paisagem do pampa gaúcho e a sua biodiversidade, o modo tradicional de vida dos habitantes locais, as lides campeiras, ar e água pura das sangas, arroios e do Rio Ibirapuitã.

A inauguração da primeira parte do trecho dos 170 km mapeados dentro da Apa do Ibirapuitã. Recebeu a sua primeira caminhada, que contou com uma equipe de experientes praticantes de trilhas, onde realziaração o percurso de 13 km com saída às 7horas da manhã do Paradouro e Mini-fazenda Sítio da Terra. Já a chegada e a recepção dos peregrinos foi realizada na Estância do Guabijú, uma das propriedades rurais parceiras do projeto. O caminho todo foi sinalizado com a pegada oficial, símbolo do projeto para que os participantes possam transitar em segurança.

Após apreciar as belas paisagens da região do São Diogo, o grupo de caminhantes foi recebido na Estância Guabiju pelos proprietários, Zeca Barboza e Virgínia, juntamente com o filho Santiago, membros da organização do Caminho do Pampa e produtores rurais da região que fazem parte do projeto. O Grupo A Plateia esteve realizando a cobertura do evento, com destaque para o programa Panorama Agropecuário da Rádio RCC FM que foi apresentado ao vivo da Estância Guabiju. “ É muito gratificante poder receber os amigos aqui na nossa propriedade e poder mostrar um pouco do nosso trabalho. Estamos acreditando muito nesse projeto e somos parceiros. A nossa propriedade está de portas abertas” destacou o produtor Rural Zeca Barboza.

Trilha internacional

Em setembro deste ano, parte da Equipe do Caminho do Pampa, formada por Fernando Couto Riffel, Amir Omar Saleh, Salete Ziani e Ricardo Radtke, se reuniu com representantes do roteiro turístico do Valle del Lunarejo, em Rivera, para discutir a possibilidade da unificação dos dois projetos representando a integração entre dois povos que se tornam um só, através dos hábitos culturais, onde os desafios são para serem ultrapassados e a união dos povos através do Turismo demonstra ser possível um planeta com mais harmonia e desenvolvimento sustentável.

Também fazem parte do projeto Caminho do Pampa, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (Conapa) que tem o intuito de aproximar turistas e moradores da Fronteira a uma das áreas mais preservadas do bioma Pampa, a Alianza Del Pastizal.