sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Morning Xpress

Os mercados de ressaca da alta de ontem às 6h40 em Brasília: S&P500 -0.15%, Dow Jones -0.22%, Nasdaq -0.33%. Já a Europa (STOXX600) sobe +0.57%.

🟢INFOMONEY-O ALÍVIO DO FED: Ontem, a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, foi considerada “dovish” (brando) pelos agentes de mercado, dando a entender que o ritmo de alta de juros no país deve desacelerar nos próximos meses.

🟢 INFOMONEY – MENOS JUROS + PROGRESSO. Por lá, o Dow Jones subiu 2,18%, a 34.589 pontos, o S&P 500 teve avanço de 3,09%, aos 4.080 pontos, e o Nasdaq fechou em alta de 4,41%, aos 11.468 pontos.

⚠️ESTADÃO: Em reunião, Lira defende a Lula prazo menor que 4 anos em PEC para garantir aprovação.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, sinalizou ao presidente eleito Lula que a PEC da Transição terá de ser desidratada para passar no Congresso. Por isso, o governo eleito, para garantir a aprovação, deveria trabalhar pela retirada do Bolsa Família do teto de gastos por um prazo menor do que quatro anos, disse o líder do Centrão ao presidente eleito, apurou o Broadcast Político.

O GLOBO – PEC da Transição: PT admite reduzir impacto e prazo e PP diz que apoia proposta com validade de um ano.
O líder do PT, Paulo Rocha (PA), disse ao GLOBO que o partido está disposto a negociar o texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

ESTADÃO – Haddad confirma que reunião com Lula e GT de Economia discutiu eficiência do gasto público.
“Falamos de focalização, eficiência do gasto público, qualidade do gasto. Fizemos muitas considerações ao presidente”, declarou Haddad em Brasília.

TCE-RS realiza em Santa Maria encontro de orientação para 41 municípios

No próximo dia 8 de maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santa Maria. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Av. Roraima, Camobi. A atividade orientativa objetiva esclarecer as competências do TCE-RS e orientar os gestores