sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

VIAJAR É PRECISO

A cada dia aprendo mais com meus filhos, adultos jovens. Por anos tentaram me convencer do prazer de viajar, conhecer novos lugares, mas ignorei os avisos. Poucas vezes aproveitei folgas para sair da correria. Os ensinamentos da idade fizeram mudar de ideia. Por isso, na semana passada, fiquei sete dias em Brasília, onde há pouco mais de três anos, Henrique – filho mais novo – mora e trabalha como jornalista.
Ao contrário do que acontece com muitos gaúchos, o guri se adaptou muito bem à cidade, suas particularidades, defeitos e virtudes. Forjou uma rede de amigos gaúchos com quem convive e trabalha. É a terceira vez que visito a capital federal para passear, conhecer as atrações. Antes disso tinha estado apenas três vezes a trabalho, além de outra para receber um prêmio de jornalismo.
A cidade apresenta nuances e contrastes extremados. É praticamente impossível viver na cidade sem possuir automóvel. O serviço de transporte urbano é precário, fenômeno comum nas grandes cidades, em especial nas capitais do país. Quem não gosta de dirigir ou não tem condições para com-prar um carro fica refém do serviço dos aplicativos para os deslocamentos. As distâncias, algumas vezes, são grandes, onerando o bolso dos usuários.
Fiquei distante das manifestações na Esplanada dos Ministérios, mas senti a repercussão nas alterações do trânsito. A organização da cidade por setores facilita a vida. Há serviços localizados estrategicamente. Por exemplo: oficinas mecânicas, despachantes, revenda de carros novos e usados e outros serviços afins estão na mesma região. Em cidades sem planejamento urbano – o que é regra em nosso país – somos obrigados a percorrer vários bairros para fazer, por exemplo, levantamento de preços de qualquer produto ou serviço.
Na hora do meio-dia e à noite existem opções para todos os gostos. E bolsos. É possível degustar pratos de todas as regiões do Brasil, basta pesqui-sar estabelecimentos típicos. Churrasco é onipresente em inúmeros pontos que fazem questão de ostentar na fachada: “Churrasco gaúcho”. Uma cre-dencial que nem sempre corresponde ao produto serviço.
Brasília é uma cidade multifacetada que transcende a (má) fama políti-ca. É preciso explorar para conhecer.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual