seg, 12 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Presidente da Câmara arquiva denúncia contra o vereador Felipe Torres

Foto: Lucas Jardim/AP

O presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles Pires (PT), arquivou na manhã desta quinta-feira (17), a denúncia que pedia a cassação do mandato do vereador Felipe Torres (União) por, de aco0rdo com o documento apresentado, ter participado de “atos antidemocráticos”.

Em nota, Aquiles frisou que o resultado oficial da eleição já foi devidamente reconhecido por parte do Tribunal Superior Eleitoral e que eventual inconformidade do cidadão, por meio de suas atitudes, não pode coibir o exercício de direitos de outros assegurado pela lei e pela Constituição Federal.

“Realizados esses esclarecimentos, não vislumbro por parte do vereador Felipe Torres Coelho Pinto qualquer participação direta em eventos contrários à democracia que porventura transbordem seu direito constitucional de manifestação, assegurado no art. 29, VIII, da Constituição Federal, já que esse tão somente limitou-se a comparecer no local, não estando comprovado nos anexos do pedido de cassação protocolado nessa Casa Legislativa, de forma incontroversa, sua participação material, ademais, diante disso, aparenta-se irrazoável, num juízo de admissibilidade levar adiante tal pedido”, diz a nota.

Na sequência, o presidente escreveu que o pedido de abertura de processo disciplinar, promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, contra o vereador Felipe Torres Coelho Pinto, foi rejeitado por ausência de provas de participação direta e material nos fatos narrados.

“Não há tempo para vingança! É momento de pacificar e reconstruir. O pleito foi finalizado e reconhecido. Não é mais tempo de ódio e conflitos, agora é a vez da esperança”, finalizou.

O vereador Felipe Torres não quis se manifestar sobre o assunto em entrevista, mas divulgou uma nota em suas redes sociais:

“Uma denúncia mentirosa e sem fundamento algum não pode continuar. Estive tranquilo nesses dias recebendo apoio da população e de praticamente todos os colegas vereadores.
Aguentei em silêncio a perseguição política, evitei responder a pessoas que não sabem o que falam, mentem, não se informam e querem ver o circo pegar fogo. PARA AQUELES QUE BUSCAM FAZER ESCADA POLÍTICA E APARECER, “SUGIRO OUTRAS FORMAS”.
Por fim, vou continuar trabalhando forte pela cidade e buscando ajudar mais pessoas dentro das nossas atribuições. Não podemos perder tempo com besteiras, a cidade tem problemas sérios para solucionar. Um abraço a todos.
DEMOCRACIA E LIBERDADE!! VAMOS EM FRENTE”.

Sant’Ana do Livramento se une no combate ao abuso e exploração sexual infantil em evento no SEST/SENAT

Nesta terça-feira 13 de maio, Sant’Ana do Livramento sediará um importante evento de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infantil. A ação, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada no SEST/SENAT, localizado na Avenida Intendente Altivo Esteves Freire, número 1868. A programação do dia contará com palestras

Zucco apresenta moção de repúdio contra presença de Lula em evento militar com ditadores na Rússia

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (12) uma moção de repúdio contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na celebração do “Dia da Vitória”, realizada em Moscou, a convite do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O documento foi apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN)