sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

“Tem que ter responsabilidade”, afirma presidente da Câmara sobre colega

Futuro político do vereador Felipe Torres deve ser decidido na próxima semana, após ser denunciado por quebra de decoro

A decisão do presidente da Câmara Municipal, vereador Aquiles Pires (PT), sobre a admissibilidade, ou não, do processo de cassação contra o vereador Felipe Torres (União), era esperada para esta quinta-feira (10), no entanto deve ficar para a próxima semana. Ao analisar a denúncia, protocolada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na última segunda-feira (07), Aquiles detectou uma falha no material: a falta de um documento que comprovasse que o denunciante, Fabiano Benites, é secretário geral do partido. Neste sentido, o presidente solicitou o anexo do referido documento na denúncia para que, posteriormente, tome uma decisão.
Ao se referir ao colega Felipe Torres, em entrevista à Rádio RCC FM, Aquiles Pires disse que, quem ocupa cargo público, como o de vereador, deve ter responsabilidade e tratar “as coisas” com seriedade. “É inadmissível que após um pleito eleitoral se vá discutir a legitimidade do processo eleitoral. Isso é inadmissível, ainda mais por parte de um membro do Poder Legislativo, haja vista que nós nos precavemos para isso. Houve aqui [na Câmara] uma conversa sobre as urnas eletrônicas. Nós contatamos o Cartório Eleitoral, fizemos duas palestras para esclarecer sobre esse ponto, para que nenhum agente político desta Casa tivesse dúvida quanto à veracidade e à confiabilidade das urnas. Isso a gente tem que deixar claro”, comentou.

RELEMBRE

O secretário-geral do PSOL, em Sant’Ana do Livramento, Fabiano Benites, protocolou na Câmara Municipal o pedido de cassação do mandato do vereador Felipe Torres. De acordo com o documento, o vereador incorreu em quebra de decoro parlamentar “na medida em que abusou de suas prerrogativas ao participar de movimento que questiona a legitimidade da eleição do dia 30/10/2022 e que pede intervenção federal”, explica fazendo menção ao bloqueio da BR-158 e à manifestação em frente à 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Bia AAAe).
Com a falta do documento, já solicitado a Benites, a decisão de Aquiles deve ficar para a próxima semana. “Falta o comprovante da legitimidade dele como representante do partido. Neste momento, estamos pedindo que haja uma intimação a ele para que faça a juntada da documentação que comprove que de fato ele é secretário-geral do PSOL […] isso é fundamental para que este pedido tenha uma avaliação e prosseguimento na Casa”, explicou Aquiles que finalizou dizendo que é preciso respeitar a Constituição Federal. “Essa é a lei das leis”.

CONTRAPONTO

Procurado, o vereador Felipe Torres classificou a denúncia como absurda e afirmou que, no dia em que esteve no protesto, se fez presente porque discordava da maneira como estava acontecendo. “No meu ponto de vista (o protesto) traria graves problemas para o município como falta de alimentos, combustíveis e medicamentos, que são essenciais para a nossa cidade, tanto é que eu tive cerca de 30 minutos no local e depois houve o desbloqueio”, explicou.

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina