qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Brigada Militar e Polícia Civil desmantelam quadrilha que furtava cabos da usina eólica

Quatro pessoas foram presas. O prejuízo pelo material furtado é estimado em 150 mil reais
Foto: Lucas Noro/AP

Na noite desta quinta-feira (10), as forças de segurança de Sant’Ana do Livramento, em ação conjunta, desmantelaram uma quadrilha que efetuou sucessivos furtos à usina eólica de Cerro Chato, de propriedade da CGT Eletrosul.

Por meio dos agentes de investigação da Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento, quatro pessoas da mesma família foram presas em flagrante. Segundo a investigação, em apenas um dos parques que compõem o complexo eólico do Cerro Chato houve seis furtos, somando um prejuízo estimado em 150 mil reais, considerando apenas os materiais furtados.

A ação contou com a participação do efetivo da Brigada Militar que compõem a operação Agro Horus em Sant’Ana do Livramento. Os policiais evitaram, durante a operação, uma nova tentativa de furto de dois homens a bordo de uma moto. Os criminosos fugiram do local, abandonando a motocicleta e ferramentas que seriam utilizadas na prática do delito. Todo o material, assim como o veículo, foram apreendidos.

Os indivíduos que foram autuados podem responder pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa. Após o registro da ocorrência, eles foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento.

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não