Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

seg, 15 de dezembro de 2025

Câmara anuncia reajustes orçamentários para cumprir decisão judicial

Ação promovida pela Prefeitura mostrou inconstitucionalidade em projeto aprovado por vereadores

Presidente da Câmara, Aquiles Pires (PT) - Foto: Arquivo/AP
O texto abaixo está em

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aquiles Pires (PT) afirmou que o poder Legislativo deve fazer mais ajustes no seu orçamento para fechar o ano com menos R$ 2,4 milhões.

A declaração foi feita um dia após vir à tona a decisão dos 23 desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) que decidiram, por unanimidade, a procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), promovida pela prefeita Ana Tarouco (PL) no projeto de emenda aprovado pela Câmara que retirou o recurso do orçamento da Prefeitura.

Segundo o presidente, desde o início do ano, a Câmara já trabalhava com a possibilidade de ter orçamento menor, tendo em vista que a discussão estava na justiça. “Nós vamos ter que fazer alguns cortes para chegar até o final do ano.  Pedi um levantamento para o contador e ao diretor da casa. Algumas compras a gente vai ter que deixar para o ano que vem, economizar com diárias (…)”, explicou Aquiles.

Até agora, a Câmara estava recebendo o pagamento dos R$ 2,4 milhões a mais no orçamento. Para isso, os parlamentares sugeriram que a prefeita Ana Tarouco (DEM), entre outras medidas, retirasse recursos da manutenção da iluminação pública e da coleta de lixo, reduzisse o quadro pessoal da Secretaria de Obras e retirasse recursos que seria para aquisição de insumos de asfalto.

Com a decisão dos desembargadores, esse recurso volta para o Executivo, que deverá ser aplicado nos serviços da Prefeitura. Enquanto isso, na Câmara, está marcada para segunda-feira (31) uma reunião em que o presidente deve apresentar aos demais vereadores as reduções a serem promovidas.

NO AR
Rádio RCC