qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Fluminense de Rivera conquista vice-campeonato da Copa do Mundo de futebol amador

Em seis participações, esta é a segunda vez que a equipe riverense chega à final da competição
Foto: Cedida

A história do riverense Hector Lara, mais conhecido como “Mingo”, está ligada ao futebol desde a infância. Filho do fundador do Frontera Rivera Chico Fútbol Club (atual Frontera Rivera Fútbol Club), Mingo sempre alimentou sua paixão pelo futebol. Ele chegou a ser diretor do clube entre os anos de 1997 e 1999, quando disputou a primeira divisão do campeonato uruguaio.

E foi movido pelo amor ao esporte que o arquiteto reuniu amigos para formar o Fluminense de Rivera e participar da 8ª Copa do Mundo de futebol amador, disputada entre os dias 25 e 30 de setembro na cidade do Rio de Janeiro. Representando o Uruguai na competição, os atletas sagraram-se vice-campeões na categoria master premium 55, em final disputada no Centro de Futebol Zico (CFZ).

Mingo conta que o clube surgiu de uma parceria no ano de 2002 com o Fluminense de Sant’Ana do Livramento, tradicional clube da fronteira. “Queríamos montar uma associação de parceiros de Livramento e Rivera para formar uma equipe de futebol e o então presidente do Fluminense, Ari Silveira de Castro, ajudou a construir o projeto. Já em 2003, fundamos o Fluminense Rivera, mas sempre ligados aos irmãos de Livramento”, conta.

Anos mais tarde, no ano de 2017, o Fluminense foi convidado pela primeira vez para participar da Copa do Mundo. De lá pra cá, a fronteira tem sido representada em todas as edições. “Nós sempre vamos representando o Uruguai, mas no nosso coração somos tanto uruguaios quanto brasileiros. Este foi o segundo ano que chegamos na final e é sempre um prazer participar” conta Mingo, orgulhoso. Além de participar da competição, eles também visitaram o centro de treinamento do Fluminense Football Club, no bairro das Laranjeiras.

Após o término desta edição, a equipe já se prepara para o ano de 2023, quando a Copa do Mundo deverá ser disputada em novembro. Até lá, o Fluminense de Rivera continuará mantendo suas atividades paralelas às atuações profissionais de seus atletas que, por meio do futebol, mantém vivo o sonho de colocar a fronteira em destaque em competições amadoras internacionais.

Uruguay decretó 3 días de duelo por el fallecimiento de José “Pepe” Mujica

En instituciones públicas el pabellón nacional deberá ser izado a media asta Como es de público conocimiento en la jornada de este martes 13 de mayo del corriente año, falleció el ex presidente de la República Oriental del Uruguay en el período 2010-2015, José “Pepe” Mujica. Por tal motivo la Presidencia uruguaya decretó duelo nacional durante 3 días (14, 15