qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

AS GURIAS DO PEDÁGIO

Tenho grande admiração pelas pessoas que no desempenho de suas atribuições profissionais lidam com o público. Já manifestei isso em diversas publicações porque se trata de uma verdadeira arte. Afinal, o trabalhador nunca sabe que tipo de personalidade encontrará “do outro lado do balcão“ para oferecer seus serviços e produtos.
A diversidade humana, se por um lado é um atrativo, também é motivo frequente de aborrecimentos, incompreensões e de todo tipo de consequência advinda do mau humor das pessoas. Isso em falar da notória falta de educação, um mal que assola não apenas o Brasil, mas o mundo em geral.
Para o azar de quem é obrigado a lidar com o público, muita gente resolve descarregar suas frustrações num pobre atendente. O balconista é desacatado sem motivos, transformado involuntariamente num verdadeiro saco de pancadas de gente recalcada. A telefonista que atende o consumidor em busca de soluções para seus problemas no SAC experimenta uma montanha-russa de emoções todos os dias. Quase sempre ”brindada” com impropérios variados
No final de semana, ao trafegar pela BR-386 em direção ao Vale do Taquari, estes pensamentos me vieram à cabeça ao observar com as gurias que trabalham nas cabines de cobrança do pedágio. Costumo brincar com o pessoal, como fiz domingo pela manhã, quando retornava aPorto Alegre:
– Pelo tom baixinho de voz… a fofoca está boa, heim?- perguntei à atendente, uma morena de cabelos lisos e carregada na maquilagem. Com um largo sorriso ela respondeu:
– O senhor tem razão! É uma fofoca da boa, afinal, a gente merece, não é? Vamos ficar aqui o domingo todo e nada como uma boa fofoca pro tempo passar mais depressa.
Depois de efetuar o pagamento constatei que junto ao painel, ao lado da cabina, onde consta o valor da tarifa, não aparece mais o nome da atendente. Recordei que li o motivo da mudança: muitos motoristas, de maneira apelativa, assediavam as trabalhadoras, chamando-as pelo prenome, fazendo piadinhas de mau gosto.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Aapecan lança campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” para incentivar doações em período de desafios financeiros

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) lançou a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” com o objetivo de mobilizar a comunidade e garantir a continuidade dos atendimentos gratuitos oferecidos a usuários em tratamento oncológico. A iniciativa surge em um momento delicado, marcado pela queda no volume de doações e pelo aumento dos custos de manutenção dos serviços essenciais.

Juarez Monteiro Molinari presidente da AMB participa da Reunião de Diretoria da AMRIGS

Rio Grande, RS,17/9/25 Participei presencialmente como Vice Presidente da AMB na Reunião de Diretoria da AMRIGS Associação Médica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre no dia 15 de setembro de 2025, sob a presidência do Dr Gerson Junqueira Júnior Tema: discussão sobre situação atual e futuro da saúde e desenvolvimento no estado do RS Contou com a presença

Kátya Desessards: ESG – como traçar o limiar ético da gestão de pessoas?

Partindo dessa pergunta base, faço um questionamento mais aprimorado para entender o quanto a empresa está – REALMENTE – engajada em dar passos a frente pra ter um relacionamento mis próximo de seus funcionários e ter mais EMPATIA real na gestão de Pessoas… Sim GESTÃO; abomino desde os anos 90 com todas as minhas forças) a palavra composta: Recursos Humanos  🙁