ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Escola Professor Chaves voltará a contar com o turno da manhã

Informação foi confirmada pela direção do educandário e passa a valer a partir de 2023

A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Chaves deve voltar a contar com o turno da manhã. A informação confirmada, nessa semana, pela direção do educandário reacende a expectativa da comunidade escolar que há alguns meses tenta reerguer bandeiras que a tradicional instituição da fronteira contava.
O fechamento do turno da manhã ocorreu em 2019, quando a Secretaria de Educação do Estado decidiu redimensionar a disponibilidade de vagas, fechando alguns turnos de escolas. Com a possibilidade, “o Chaves”, como é conhecido, deve voltar a oferecer o turno matutino com a implementação do Ensino Médio Integral. A proposta prevê 7h30min diárias de ensino.
Entre as vantagens da adesão ao Ensino Integral está a maior autonomia financeira da escola, o aumento no repasse da merenda e novas possibilidades pedagógicas, incluindo a dedicação exclusiva do corpo docente.
Para o diretor da escola, Daniel Tavares, a mudança anunciada pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tem total importância. “Essa retomada mexe na estima dos servidores, professores, equipe, famílias e alunos. Não a temos como um primeiro passo, pois o primeiro, julgo, foi a compreensão clara do que fomos um dia, onde estávamos e que somente trabalhando com compromisso, motivação e responsabilidade poderíamos sair do estado anímico do “já teve” em que se encontravam os agentes desta escola”, destacou o diretor.
Daniel lembrou que a escola marcou a vida das pessoas que passaram por ela, destacando que todo ex-aluno fala do Chaves com paixão. “A reabertura do turno é a solidificação do caminho. É um ‘marco de luz’ para nós mesmos”, finalizou citando o lema da escola.

Sant’Ana do Livramento registra -7,2°C e lidera o frio extremo no RS

O inverno gaúcho atingiu seu ápice nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, e Sant’Ana do Livramento confirmou-se como o epicentro do frio extremo no Rio Grande do Sul. Dados precisos de estações meteorológicas, incluindo informações do sistema SIMAGRO (Governo do Estado do Rio Grande do Sul), validam a intensidade do gelo. Uma estação particular na “Fazenda Sociedade”, em Sant’Ana