seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Atendentes da educação infantil têm redução de duas horas diárias na jornada de trabalho

A aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores foi considerada uma vitória para a categoria
A secretária Elisangela Duarte concedeu entrevista á Rádio RCC FM junto com atendentes (Foto: Yuri Cardoso/AP)

A Câmara de Vereadores aprovou, nessa segunda-feira (04), o projeto de lei que altera as atribuições, descrição sintética e analítica do cargo de atendente II, que trabalham nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. O projeto é de autoria do Poder Executivo Municipal de Sant’Ana do Livramento.

Agora, os profissionais que trabalhavam oito horas diárias vão passar a trabalhar seis. Além disso, todas as atribuições que os mesmos desempenhavam na prática e teoricamente não seriam suas funções, passarão a ser registradas em lei.

“Essa foi uma grande vitória da classe dos atendentes, que é extremamente importante para a educação infantil de Sant’Ana do  Livramento”, comentou a secretária de Educação, Elisangela Duarte, destacando que esta é uma luta há 18 anos vem sendo pleiteada pela classe.

De acordo com Gabriele Fernandes, atendente II, atualmente a categoria conta com 84 profissionais no município. Para ela também foi uma vitória a aprovação do PL.

TCE-RS alerta os municípios gaúchos que encerra segunda-feira (15) o prazo para a habilitação dos recursos de complementação do VAAR-Fundeb

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) alerta que o prazo de habilitação dos municípios gaúchos para os recursos da complementação Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), se encerra na segunda-feira (15). Esta é uma ação nacional em conjunto com a Associação