qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Santanense vai expor pinturas de arte no museu do Louvre em Paris

Autodidata, Gaby Munhos está buscando parceiros e doações para comprar passagem
(Foto: Arquivo Pessoal)

Um trabalho iniciado por conta da pandemia, iniciada em 2020, trouxe o resultado imaginado para uma santanense: Gaby Munhos, de 37 anos, foi convidada para expor sua arte no museu do Louvre, em Paris. O convite, recebido no final de agosto, é para se apresentar de 21 a 23 de outubro deste ano.

Gaby conta que começou a pintar em 2020, logo após o falecimento de sua avó, que a criou. “Eu entrei em uma depressão. Por estar vivendo um luto em meio à pandemia, estando sozinha, sem conseguir visitar ninguém”, conta afirmando que se curou através da arte.

Logo depois que começou a pintar, em fevereiro de 2020, uma curadora de Portugal encontrou sua arte pelas redes sociais e a convidou para que participasse de uma exposição virtual na Europa. “Em agosto, a mesma curadora me enviou a Carta Convite para participar da Art Louvre, em outubro”, disse com entusiasmo.

Estudante de psicanálise clínica, Gaby faz artesanatos e artes manuais desde os 13 anos. Agora, com a oportunidade em Paris, a santanense tem grande expectativas. “Vai trazer muita visibilidade para o meu trabalho, pois além de participar da Exposição no Louvre tem contato com galeristas do mundo todo e tenho certeza que isso abrirá portas não só para mim, mas também para outros artistas da nossa região”, afirmou.

Para ir até Paris, Gaby fez um orçamento e precisa arrecadar R$ 18 mil. Através de uma “Vaquinha” online, está buscando apoiadores e patrocinadores. Quem quiser ajuda-la, pode acessar suas redes sociais, @gabymunhos.art, no Instagram e Gaby Munhos, no Facebook.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa