seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Eleições 2022: Missões de Observação Eleitoral (MOE)

Defensor Público Carlos Marcondes. Foto: Débora Castro/AP.

Existem as missões de Observações Eleitorais que acontecem em todos os países democráticos, quando entidades independentes se reúnem para produzir um relatório sobre o sistema. O Defensor Público Carlos Marcondes conversou com a reportagem sobre o assunto.

“É um atividade passiva de observação. O que esperamos é que o processo transcorra sem inconvenientes e produzir um relatório bem vasto em todo o Brasil”, disse ele.

Com a edição da Resolução TSE n.º 23.678/2021 , o Tribunal Superior Eleitoral regulamentou as Missões de Observação Eleitoral (MOE) no âmbito da Justiça Eleitoral, definindo as diretrizes e procedimentos a serem seguidos por representantes de instituições que tenham interesse em participar como observadores das eleições brasileiras.

As Missões têm por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliar a transparência e a integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Entre os objetivos, estão: observar o cumprimento das normas eleitorais nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo eleitoral; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo eleitoral.

 

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem