sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Estresse emocional e problemas de pele: como evitar?

Cosmetóloga médica Daniela Duarte explica

Já é sabido que o desequilíbrio da saúde mental está diretamente ligado a diversas patologias, entre elas, doenças dermatológicas. O estresse pode causar na pele variadas reações que impactam negativamente a vida da pessoa.

Isso ocorre porque quando o feto está sendo formado, pele e sistema nervoso se desenvolvem a partir do mesmo folheto embrionário, chamado de ectoderme, o que, em termos práticos, faz com que pele e sentimentos estejam interligados.

Sendo assim, quando falamos de estresse, estamos tratando de diversas manifestações emocionais, consideradas em sua grande maioria, negativas como raiva, tensão, cansaço, desânimo, impaciência, esgotamento, entre outros que em fases crônicas são prejudiciais para todo o organismo. Além de serem responsáveis por desencadearem uma crise dermatológica ou a reincidência da mesma.

E um dos motivos está na liberação em excesso de cortisol, hormônio capaz de atingir o sistema imunológico de uma pessoa, provocando ou agravando diversas doenças.

Até mais de 30 % das doenças da pele tem a ver com nossa situação emocional, como por exemplo: acne; vitiligo; psoríase; herpes; dermatite atópica; melasma; entre outras.
Por exemplo, a queda de cabelo pode ter como gatilho o stress e a ansiedade. Do mesmo modo, quando estamos felizes, de férias, as doenças da pele tendem a melhorar!
O que sempre indico aos pacientes fazer é fazer higiene do sono, consultar com nutricionista, uma boa hidratação para manter a função de barreira da pele, usar protetor solar regularmente, uso de sabonete syndent, entre outras recomendações.

Daniela Duarte é Cosmetóloga Médica, formada há 18 anos na ‘Facultad de Medicina – Carreras Universitarias de Tecnologia Medica’, com título habilitado pelo Ministério da Saúde e sócia da Sociedade de Cosmetologia Médica do Uruguai.

Endereço: Faustino Carambula, nº 1415

Telefone: +598 99824852

Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica

Instagram: @danieladuartecosmed

 

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual