sáb, 23 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

“Livrera Festival Sin Fronteras” inicia sua quarta edição

Inicia na próxima segunda-feira (19), a 4ª Edição do Festival “Livrera Festival Sin Fronteras” que ressalta a mistura sociocultural existente na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, evidenciando artistas ligados à poesia. Javier Cardozo e Zênia Garcia, coordenadores do evento,
Foto: Debora Castro/AP

Iniciou na última segunda-feira (19), a 4ª Edição do Festival “Livrera Festival Sin Fronteras” que ressalta a mistura sociocultural existente na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, evidenciando artistas ligados à poesia.
De acordo com Javier Cardozo e Zênia Garcia, coordenadores do evento, o objetivo principal é multiplicar e aproximar a comunidade da fronteira dando visibilidade à realidade da conurbação Livramento-Rivera (daí o nome do Festival Livrera) “como experiência de convivência sociocultural digna de emulação”.
“Pensamos que essa é a melhor forma de unir essas duas cidades conurbadas e isso é extremamente maravilhoso para se destacar. A ideia é que todos participem e conheçam os escritores e os músicos, neste evento totalmente gratuito”, destacou Zênia.
“Queremos que se transforme em um aporte para a agenda cultural da Fronteira. É a coisa mais linda que há aqui na Fronteira”, frisou Javier.
Durante o evento, os convidados especiais, músicos, fotógrafos, bailarinos, pintores e demais artistas, estarão mostrando a ligação de seus trabalhos à poesia como forma de valorizar a união de sua arte com a poesia.

Acompanhe a programação do festival 

Segunda – 19
19 h – Avant-première com convidados especiais das edições de 2019 e 2022, Museo de Artes Decorativas – Palacio Taranco (25 de Mayo 376, Montevideo);
Quarta – 21
16 h – 17:30 h – Coletiva de imprensa no Hotel Uruguay Brasil (Av. Sarandí 440, Rivera) 20 h – 22 h – Abertura oficial, com autoridades diplomáticas e governamentais (Ceballos y Pantaleón Quesada)
Quinta – 22
16:30 h – 18 h – Atividades simultâneas em Rivera (Plaza Insausti – Parque Oriental – Casa de la Cultura – Pte. F. Viera, nº 1084) e em Sant’Ana do Livramento (Espaço Saber e Lazer do Serviço Social do Comércio, SESC – Rua Brigadeiro David Canabarro, nº 650)
20 h – 21:30 h – Inauguração do Festival no Salão Branco (Casa de Cultura Ivo Caggiani, rua Duque de Caxias, nº 1783, em Sant’Ana do Livramento)
Sexta – 23
9:30 h – 11 h – Atividades simultâneas em Sant’Ana do Livramento (Sala Cultural; Rua dos Andradas 682) e em Rivera (Cárcel de Mujeres – Calle J. E. Rodó, 1075)
20 h – 21:30 h – Segunda jornada central – Sala Cultural de ANTEL (Agraciada, nº 338 – Rivera)
Sábado – 24
20h – 22h – encerramento do festival participação especial de “Música para búhos” – Casa de la Cultura (Pte. F. Viera, nº 1084, Rivera)

Nota de repúdio

Simers exige respeito ao trabalho médico e repudia ataque a profissional em Uruguaiana

Governo lança Campanha Ganha-Ganha Farroupilha nesta segunda-feira

Por Ascom Sedec O governo do Estado vai lançar a campanha Ganha-Ganha Farroupilha na segunda-feira (25/8), no CTG Estância da Azenha, em Porto Alegre . Com a proposta de unir varejo e tradicionalismo, a iniciativa visa impulsionar as vendas no mês de setembro no Estado, por meio de sorteios, descontos especiais e ações promocionais. Estarão presentes o governador Eduardo Leite

Por Zucco: Um inquérito ilegal que precisa ser estancado

O Brasil assiste a uma escalada de abusos que coloca em risco o Estado de Direito. O inquérito conduzido pela Polícia Federal, longe de buscar justiça, tornou-se um instrumento político, marcado por ilegalidades sucessivas que precisam ser denunciadas e interrompidas. Entre os episódios mais recentes está a apreensão do passaporte do pastor Silas Malafaia, cujo único “crime” foi manifestar opiniões