seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Depois de ser pisoteada por cavalo menina de cinco anos passa bem

Criança passou por cirurgia neurológica em Uruguaiana

Passa bem a criança, de cinco anos, pisoteada por um cavalo em frente à sua residência no bairro Simón Bolívar, em Sant’Ana do Livramento. O fato aconteceu no fim da tarde dessa quinta-feira (15), enquanto a menina brincava com outra criança e não percebeu quando o animal, que pastava ao lado, se aproximou, se assustou, e começou a reagir com coices.
O cavalo estava preso a uma carroça e era de um vizinho. Relatos dão conta de que a criança foi arrastada por mais de 100 metros até que o animal foi parado por populares.
A menina teve várias lesões que resultaram em traumatismo craniano. Levada para a Santa Casa de Misericórdia às pressas, ela recebeu os primeiros atendimentos e foi estabilizada, mas precisava passar por cirurgia.
A Santa Casa de Livramento não conta com neurocirurgia, sendo que, na região, a cidade referência para tal procedimento é Uruguaiana. Imediatamente, a paciente foi colocada como prioridade máxima, a chamada “vaga zero” para a regulação de leito e foi transferida, ainda na mesma noite, para aquela cidade para o procedimento cirúrgico. Segundo informações, a cirurgia foi um sucesso e a criança passa bem.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem