sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores – Novos passos no Caminho do Pampa

Os técnicos e ambientalistas que trabalham a criação do roteiro “Caminho do Pampa”, estabelecendo trilhas dentro da área da APA do Ibirapuitã, já começaram a demarcar o trecho de 84 km em Livramento, na chamada Estrada Real, até o Passo do Mineiro, nos limites com Rosário do Sul. Segundo o explorador, guia de expedições licenciado na APA do Ibirapuitã e consultor de projetos turistícos Amir Omar Mello Saleh, que integra o projeto “Caminhos do Pampa”, a demarcação seguirá após em direção a Alegrete e Quaraí, e depois em direção ao Uruguai para o Valle del Lunarejo, reserva natural protegida que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, por estar sobre o Aquifero Guarani. O trabalho conta com o apoio de vários órgãos e entidades, como a Conapa, Pró-Apa Sustentável, Alianza del Pastizal, Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e Instituto Chico Mendes (Icmbio).

Projeto inteligente

O Professor Dr Avelar Fortunato, que coordenou o trabalho de criação do projeto de roteiro turístico Ferradura dos Vinhedos, em Livramento, definiu como “um projeto de fato inteligente” a iniciativa da Miolo que resultou na abertura da primeira loja franca, ou free shop, na área do município. Ele justifica: “1º) Aproveita até 300 mil pessoas que visitam Rivera, no Uruguai, por ano; 2º) Até 120 rótulos de ótimos vinhos vendidos com até 30% de desconto, o que aumentará enormemente as vendas, e; 3º) Insere-se e agrega valor à uma jovem rota turística que vem se consolidando no Rio Grande do Sul, a nossa Ferradura dos Vinhedos. Este projeto nasce vencedor. Parabéns Fronteiriços. Parabéns, Almadén!”

Decisão postergada

O início do período de férias do Desembargador, relator da ADIN movida pela Prefeitura contra o aumento do valor do repasse do Orçamento de 2022 para a Câmara de Vereadores, acabou por adiar a realização da sessão de julgamento do mérito da Ação. Informações iniciais indicavam que o processo poderia chegar a uma definição ainda nesta segunda quinzena de setembro, mas o recesso das férias empurrou a programação para mais adiante. A mudança decepcionou a direção da Câmara, que deseja a definição da querela o mais rápido possível. A expectativa é de que o TJRS confirme a decisão do Legislativo de aumentar o repasse até o limite da cota de 7% do Orçamento anual.

Gauchada no Bosque

Pelo menos duas personalidades santanenses de grande destaque no cenário artístico e cultural gaúcho, os saudosos Nelson Cardoso, o Gaiteiro dos Canudos, e João Carlos Paixão Cortes, maior referência na pesquisa e projeção de nossa tradição e criador do MTG, deverão ser homenageados como nomes de ruas no condomínio residencial “Mirante del Bosque”, junto ao Parque do Batuva. Outro nome que já foi indicado é o do ex-vereador Lívio Salgado.

LDO na pauta

Já cumpre prazo de tramitação na Câmara de Vereadores do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. O projeto de LDO foi encaminhado pela Prefeitura ainda em agosto e deve ser apreciado e votado pelos vereadores até o próximo dia 10 de outubro. Esse texto deve embasar a Lei Orçamentária para 2023.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,