seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Bastidores – Novos passos no Caminho do Pampa

Os técnicos e ambientalistas que trabalham a criação do roteiro “Caminho do Pampa”, estabelecendo trilhas dentro da área da APA do Ibirapuitã, já começaram a demarcar o trecho de 84 km em Livramento, na chamada Estrada Real, até o Passo do Mineiro, nos limites com Rosário do Sul. Segundo o explorador, guia de expedições licenciado na APA do Ibirapuitã e consultor de projetos turistícos Amir Omar Mello Saleh, que integra o projeto “Caminhos do Pampa”, a demarcação seguirá após em direção a Alegrete e Quaraí, e depois em direção ao Uruguai para o Valle del Lunarejo, reserva natural protegida que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, por estar sobre o Aquifero Guarani. O trabalho conta com o apoio de vários órgãos e entidades, como a Conapa, Pró-Apa Sustentável, Alianza del Pastizal, Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e Instituto Chico Mendes (Icmbio).

Projeto inteligente

O Professor Dr Avelar Fortunato, que coordenou o trabalho de criação do projeto de roteiro turístico Ferradura dos Vinhedos, em Livramento, definiu como “um projeto de fato inteligente” a iniciativa da Miolo que resultou na abertura da primeira loja franca, ou free shop, na área do município. Ele justifica: “1º) Aproveita até 300 mil pessoas que visitam Rivera, no Uruguai, por ano; 2º) Até 120 rótulos de ótimos vinhos vendidos com até 30% de desconto, o que aumentará enormemente as vendas, e; 3º) Insere-se e agrega valor à uma jovem rota turística que vem se consolidando no Rio Grande do Sul, a nossa Ferradura dos Vinhedos. Este projeto nasce vencedor. Parabéns Fronteiriços. Parabéns, Almadén!”

Decisão postergada

O início do período de férias do Desembargador, relator da ADIN movida pela Prefeitura contra o aumento do valor do repasse do Orçamento de 2022 para a Câmara de Vereadores, acabou por adiar a realização da sessão de julgamento do mérito da Ação. Informações iniciais indicavam que o processo poderia chegar a uma definição ainda nesta segunda quinzena de setembro, mas o recesso das férias empurrou a programação para mais adiante. A mudança decepcionou a direção da Câmara, que deseja a definição da querela o mais rápido possível. A expectativa é de que o TJRS confirme a decisão do Legislativo de aumentar o repasse até o limite da cota de 7% do Orçamento anual.

Gauchada no Bosque

Pelo menos duas personalidades santanenses de grande destaque no cenário artístico e cultural gaúcho, os saudosos Nelson Cardoso, o Gaiteiro dos Canudos, e João Carlos Paixão Cortes, maior referência na pesquisa e projeção de nossa tradição e criador do MTG, deverão ser homenageados como nomes de ruas no condomínio residencial “Mirante del Bosque”, junto ao Parque do Batuva. Outro nome que já foi indicado é o do ex-vereador Lívio Salgado.

LDO na pauta

Já cumpre prazo de tramitação na Câmara de Vereadores do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. O projeto de LDO foi encaminhado pela Prefeitura ainda em agosto e deve ser apreciado e votado pelos vereadores até o próximo dia 10 de outubro. Esse texto deve embasar a Lei Orçamentária para 2023.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem