ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

E a educação?

Uma das mais graves consequências da pandemia atinge em cheio a educação. A interrupção de aulas presenciais e o reduzido contingente de alunos e escolas dotadas de tecnologia adequada para o ensino remoto causaram prejuízos que levaremos muito tempo para mensurar com exatidão. No caso das crianças em fase de alfabetização, os danos têm impacto ainda maior, comprometendo a formação de toda uma geração. É um fenômeno sem precedentes na história da educação brasileira.
As redes públicas de ensino têm encarado o desafio de recomposição e recuperação do aprendizado com uma variada gama de atividades implemen-tadas em regime de urgência. Mais de 85% dos municípios pesquisados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) têm traba-lhado juntas para avaliar as lacunas de aprendizagem e criar estratégias para recomposição do saber. Trata-se de um esforço para uniformizar ações, recu-perar perdas e projetar soluções a curtíssimo prazo.
Os responsáveis pela elaboração do relatório ouviram 3.245 secretarias municipais de educação com a finalidade de descobrir as principais estraté-gias desenvolvidas visando recompor aprendizagens. Entre as descobertas, soube-se que as secretarias têm recorrido a reuniões com coordenadores e diretores mensais ou bimestrais de 91% das redes, além de visitas às escolas, reuniões com professores e monitoramento de avaliações internas. São medidas possíveis para minimizar as consequências.
A perda de conteúdo, fundamental para a formação do estudante e o combate da evasão escolar, é apenas uma das faces lamentáveis do conjunto de prejuízos acumulados. A interrupção abrupta das atividades curriculares – apesar do baixíssimo índice do registro de contaminação no ambiente escolar – compromete gravemente o desenvolvimento social dos estudantes. A mu-dança que durou dois anos interrompeu amizades e, o mais grave: submeteu milhões de estudantes ao convívio de rotinas improvisadas e que ofereceram riscos variados.
Depender do favor de vizinhos e parentes, submeter os filhos pequenos à guarda de irmãos um pouco mais velhos e deixar as crianças com desconhecidos trouxe preocupação, apreensão e medo para milhões de famílias. No caso das escolas públicas a realidade foi ainda mais dura, já que os pais não podiam – em hipótese alguma! – ficar em casa para cuidar dos filhos e compensar a perda de conteúdos curriculares.
A suspensão inapelável das aulas ao longo da pandemia causou fortes polêmica, debates, revolta e contestação diante da falta de elementos científi-cos para comprovar os índices da contaminação nas escolas. Por muitas gera-ções esta decisão, tomada por responsáveis nem sempre preparados para o desafio, se fará sentir. Da pior maneira possível.

Por General Hamilton Mourão: Mourão fala sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia

  ✅ Hoje, na CRE, defendi a importância de fazermos avançar as tratativas sobre o Acordo entre o MERCOSUL e a UNIÃO EUROPEIA, com base no entendimento claro que podemos obter benefícios mútuos e isso é a chave do sucesso. ✅ Precisamos entender que a heterogeneidade é positiva pois leva-nos à complementaridade, ou seja, a pujança industrial da União Europeia

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores