seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Pais relatam desespero ao ver van escolar pegando fogo no interior do município

Na manhã desta segunda-feira (5),  uma van escolar que faz a rota da região do Rincão do Bolsa, acabou incendiando em sua totalidade ao chegar no interior do município para os alunos e levar até a escola.  De acordo com Fernanda Mendonça, mãe de uma das alunas,  o momento foi desespero pois não é a primeira que a van estraga e os alunos não vão a escola. Ela aguardava com a filha a chegada do veículo que levaria a mesma até um educandário no centro de Sant'Ana do Livramento. "A gente entende a situação difícil das estradas, a nossa é péssima. Mas esse veículo já não vinha bem. A próxima da rota seria a minha filha, e talvez ela e os colegas não teriam como sair da parte de trás do veículo. Seria uma tragédia", relatou a mãe.  A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ana Alice Campagnaro, relatou que durante a manhã recebeu a informação da própria empresa sobre o fato com a van e explicou que na próxima terça-feira (6), tudo já estará regularizado e os alunos estarão na escola.  "Não tinha alunos dentro da van, só tinha o motorista mas não teve nenhum dano em pessoas, somente danos materiais. A empresa hoje não conseguiu colocar um veículo para substituir então em virtude disso os alunos ficaram sem aula. Eram alunos que vinham da campanha para o Colégio Alceu Wamosy e para o Escola General Neto. Esses alunos terão a sua carga horária recuperada pelos professores.  a partir de amanhã já regulariza e a empresa estará colocando um veículo para substituir aquele que teve os danos materiais", explicou a coordenadora.  A reportagem do Jornal A Plateia tentou contato com a empresa responsável pela van e com o Sindicato Das Empresas De Transporte Rodoviário Do Município De Sant’ana Do Livramento (STU), mas não obteve retorno. 
Imagens cedidas.

Na manhã desta segunda-feira (5),  uma van escolar que faz a rota da região do Rincão do Bolsa, acabou incendiando em sua totalidade ao chegar no interior do município para os alunos e levar até a escola.

De acordo com Fernanda Mendonça, mãe de uma das alunas,  o momento foi desespero pois segundo ela, não é a primeira que a van estraga e os alunos não vão a escola. Ela aguardava com a filha a chegada do veículo que levaria a mesma até um educandário no centro de Sant’Ana do Livramento. “A gente entende a situação difícil das estradas, a nossa é péssima. Mas esse veículo já não vinha bem. A próxima da rota seria a minha filha, e talvez ela e os colegas não teriam como sair da parte de trás do veículo. Seria uma tragédia”, relatou a mãe.

A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ana Alice Campagnaro, relatou que durante a manhã recebeu a informação da própria empresa sobre o fato com a van e explicou que na próxima terça-feira (6), tudo já estará regularizado e os alunos estarão na escola.
“Não tinha alunos dentro da van, só tinha o motorista mas não teve nenhum dano em pessoas, somente danos materiais. A empresa hoje não conseguiu colocar um veículo para substituir então em virtude disso os alunos ficaram sem aula. Eram alunos que vinham da campanha para o Colégio Alceu Wamosy e para o Escola General Neto. Esses alunos terão a sua carga horária recuperada pelos professores.  a partir de amanhã já regulariza e a empresa estará colocando um veículo para substituir aquele que teve os danos materiais”, explicou a coordenadora.

A reportagem do Jornal A Plateia tentou contato com a empresa responsável pela van e com o Sindicato Das Empresas De Transporte Rodoviário Do Município De Sant’Ana Do Livramento (STU), mas não obteve retorno.

 

 

 

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem