seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Direção do Simers visita a casa do Grupo A Plateia na Expointer

Presidente e vice-presidente do Sindicato falaram sobre a atual relação entre a classe médica e a Santa Casa de Livramento
Foto: Reprodução/AP

Entre as inúmeras autoridades que visitaram a casa do Grupo A Plateia nessa quinta-feira (1°), estiveram presentes o Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) Dr. Marcos Rovinski e seu vice, Dr. Marcelo Matias. Na oportunidade, foi tratado temas importantes para a fronteira como a atual relação entre a classe médica santanense e a Santa Casa de Misericórdia, que vive um impasse em função da cobrança de dívidas pretéritas por parte dos profissionais.

Em entrevista, Rovinski ressaltou que busca estabelecer uma conciliação e conta com o bom senso do poder público para que se tenha uma resolução. “Essa situação está judicializada. Então, contamos com o bom senso de todos os envolvidos para que se chegue a um resultado positivo. Os médicos exercem uma função de responsabilidade com a vida e isso tem que ser remunerado para que os médicos continuem a trabalhar com tranquilidade. Mas a postura dos médicos é sempre conciliadora”, destacou.

O vice-presidente Marcelo Matias, que esteve recentemente em Sant’Ana do Livramento, comentou a atual situação. “Tivemos uma mediação com o Ministério Público, mas não houve nenhuma proposta no sentido de trazer uma solução para o problema estabelecido. Quando não há o estabelecimento de uma proposta, não há negociação, e isso representa uma ruptura daquilo que poderia ser uma ponte que levaria ao entendimento entre a gestão e os médicos”, comentou.

Eles garantem que o Simers se mantém aberto a conciliação e destacaram que seguirão os ritos dispostos pela Justiça. “Estamos também iniciando um processo de interiorização, buscando aproximar os profissionais do interior. No dia 24 de setembro, nos reuniremos em Livramento e esperamos conversar com a Prefeita para mais uma aproximação institucional”, finalizou o presidente do SIMERS.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem