Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sáb, 13 de dezembro de 2025

Polícia Federal realiza extradição de uruguaio foragido da Justiça do RS

Preso havia participado da fuga em massa da Penitenciária de Sant’Ana do Livramento e foi localizado no Uruguai

O texto abaixo está em

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, nesta quarta-feira (17), um cidadão uruguaio condenado pela Vara Criminal de Sant’Ana do Livramento a 6 anos e 4 meses de prisão pelo assalto a uma corretora de seguros e a um escritório de advocacia no centro da cidade, em 2018.

O extraditado cumpria pena na Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL) e fez parte do grupo de oito detentos que fugiram do estabelecimento prisional em 18 de novembro de 2021. Esse foi o terceiro foragido do grupo recapturado e extraditado pela Polícia Federal.

Após a fuga, o estrangeiro teve seus dados inseridos na “Difusão Vermelha” da Interpol, lista de procurados internacionais. A partir da publicação da informação, as autoridades uruguaias comunicaram que o foragido já se encontrava preso naquele país por tráfico de armas de fogo e executou o mandado de captura internacional emitido a pedido das autoridades brasileiras.

Desde então, o extraditado permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição. O preso tem 30 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia à Polícia Federal. O estrangeiro será encaminhado à PESL para o cumprimento da pena.

Participaram do processo de extradição a Representação Regional da Interpol no Rio Grande do Sul (PF), a Interpol uruguaia e a Delegacia de Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento.

 

NO AR
Rádio RCC