ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Câmara arquiva pedido de impeachment contra a prefeita

Nove parlamentares votaram contrário e sete a favor da abertura do processo de cassação
Foto: Yuri Cardoso/AP

A Câmara de Sant’Ana do Livramento arquivou, por maioria, a denúncia que pedia a cassação da prefeita Ana Tarouco (PL). Nove parlamentares foram contrários e sete favoráveis a abertura do processo de impeachment.

O pedido foi protocolado pelo ex-secretário de Cultura do governo do ex-prefeito Ico Charopen (PDT), Airton Costa Leites, e pela autônoma Ana Lúcia Ribeiro.

No documento protocolado, na semana passada, Airton e Ana afirmam que a prefeita está incidindo com “infração político administrativa (…) por omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município”, referindo-se a um processo que tramita no Juizado da Fazenda Pública de Livramento, onde o município teria sido condenado ao pagamento de pouco mais de R$ 137 mil. Segundo o pedido, houve total inércia processual, sem manifestação regular no processo.

VOTARAM FAVORÁVEIS A ABERTURA DO PROCESSO:

Cleber Custódio (PDT)

Dagberto Reis (PT)

Enrique Civeira (PDT)

Eva Coelho (PDT)

Felipe Torres (UNIÃO)

Maria Helena (PDT)

Rafael Castro (PSB)

VOTARAM CONTRÁRIOS A ABERTURA DO PROCESSO:

Carlos Nilo (sem partido)

Elso Alvienes (PSC)

Gilbert Gisler (PSB)

Jovani Romarinho (Republicanos)

Leandro Ferreira (PT)

Lídio Mendes (PTB)

Maurício Galo Del Fabro (Progressistas)

Romário Paz (MDB)

Thomaz Guilherme (PTB)

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.