seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

Os mercados futuros em leve baixa às 6h15 em Brasília: S&P500 -0.16%, Dow Jones -0.05%, Nasdaq -0.15%. Já a Europa sobe (STOXX) +0.30%.

🟡 PETRÓLEO EM QUEDA:
🔴 CHINA: Ajuda a inflação, mas os motivos da queda preocupam. Depois que dados econômicos da China, o maior importador de petróleo do mundo, reacenderam o debate sobre recessão, os contratos futuros de petróleo Brent caíram 90 centavos, ou 1%, para US$ 94,20 por barril às 00:03 GMT.

🔴 POLITICA DA ZERO COVID: os dados mostraram a economia desacelerando inesperadamente em julho, com a atividade fabril e de varejo pressionada pela política de zero Covid de Pequim e uma crise imobiliária.

⁉️ A REAÇÃO DENOTA PREOCUPAÇÃO – Por John Authers (Bloomberg): Contra todas as expectativas (nenhum economista consultado pela Bloomberg havia previsto isso), o Banco Popular da China cortou as taxas de juros. E por que fez isso? Certamente não teria feito a menos que se ​​sentisse obrigado, o que leva a concluir que a economia chinesa está num estado pior do que parece.

‼️ NÃO É SÓ AQUI: A inflação nos Estados Unidos 🇺🇸 nas contas de supermercado aumentou no ritmo mais rápido desde 2008, após picos no preço da manteiga, leite e frango, de acordo com novos dados. A empresa de pesquisa Kantar revelou que a inflação dos preços dos alimentos subiu 11,6% nas quatro semanas até 7 de agosto.

🔴 CUSTO DE VIDA & CRESCIMENTO: Na terra na Rainha, economistas estão ficando cada vez mais pessimistas em relação ao risco de uma recessão, agora visto como muito mais provável: as chances estão em 45%. Com o aumento do custo de vida, o Banco Central Inglês deve subir em mais 0.5% as taxas de juros por lá.

🔜 BACK TO REALITY: A Apple Inc. estabeleceu o prazo de 5 de setembro para os funcionários estarem no escritório pelo menos três dias por semana, marcando sua mais recente tentativa de retorno depois que os picos de Covid-19 atrasaram seus planos várias vezes.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem