qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Câmara aprova contas do ex-prefeito Glauber Lima

Decisão dos vereadores contrariou orientação do Tribunal de Contas do Estado
Vereadores deliberaram por unanimidade rejeição do parecer do TCE (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade entre os presentes, as contas do exercício do ano de 2016 do ex-prefeito de Sant’Ana do Livramento, Glauber Lima (PT). Os parlamentares acompanharam o parecer da vereadora Maria Helena Duarte (PDT), relatora da matéria.

O documento emitido por Maria Helena contrariou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o qual opinou pela desaprovação das contas do petista. O ex-prefeito acompanhou a votação no plenário João Goulart e fez uso da tribuna.

A relatora disse que diante do que foi explicado por Glauber na tribuna não se tinha outra forma, a não ser a aprovação das contas dele. “Eu quero dizer que para ser prefeito, a pessoa tem que ser humana e não ser covarde. E isso é que o ex-prefeito Glauber fez, ele não se acovardou quando teve que tomar atitudes”, disse.

Um dos maiores opositores do governo do PT, o vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) também votou favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Glauber Lima. Na sua fala, ele exaltou a democracia e disse que as diferenças ideológicas são salutares e beneficiam ao Estado Democrático de Direito. “Fomos oposição ferrenha, mas sempre com respeito”, comentou.

Os vereadores Duda Amaral (Progressistas) e Romário Paz (MDB) estavam ausentes. Os outros 15 parlamentares foram favoráveis as contas e a rejeição do parecer do TCE-RS.

Ex-prefeito Glauber Lima defendeu a aprovação das suas contas na tribuna (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar

Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) no Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a