seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Câmara derruba veto da prefeita no projeto que prevê a presença de doulas em hospitais de Livramento

Lei das doulas aprovado derrubado veto da prefeita
Gabrielle Araujo, coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (ADOSUL) e vereador Rafael de Castro (PSB). Foto: Debora Castro

A Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (10), o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.

De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, parto e pós parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”.

A nova lei também estabelece as atribuições e as vedações das profissionais que passarem a atuar a partir da publicação.

Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.

A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.

Acompanhe a entrevista com a coordenadora geral da Adosul durante a votação na Câmara de Vereadores.

Debora Castro

[email protected]

Boa noite

Por: Gilberto Jasper

Incêndio atinge silo da Cotribá em Arroio Grande: Cooperativa garante segurança e inicia investigação

Um incêndio de grandes proporções atingiu um silo da Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda. – Cotribá, localizada em Arroio Grande, na BR-116. O incidente, que gerou repercussão em redes sociais e na imprensa local, foi confirmado pela própria cooperativa por meio de uma nota oficial divulgada à comunidade e seus cooperados. A Cotribá, com 114 anos de atuação e