qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Evento “Martín Fierro – 150 Anos” acontece neste fim de semana em Sant’Ana do Livramento

O jornalista e escritor santanense Juremir Machado da Silva foi um dos convidados do projeto neste sábado (6)
O jornalista, professor e escritor santanense Juremir Machado proferiu a palestra "Sobre Poetas e Mitologias" neste sábado (6) na Sala Cultural. Foto: Lucas Noro/AP

Iniciou, na tarde deste sábado (6) as atividades da programação cultural em homenagem aos 150 anos da publicação El gaucho Martín Fierro, poema publicado pelo poeta, político e jornalista argentino José Hernández.

Escrito durante o exílio de Hernández em Sant’Ana do Livramento e publicado originalmente em 1872, a obra é considerada um clássico da literatura latino-americana e uma das responsáveis pela construção histórica da figura do “gaúcho” e sua importância na formação política, social e cultural do sul da América.

Organizados pelos professores e produtores culturais Felipe Cremonini e Aylton Dutra com apoio de diversos órgãos públicos e empresas, o evento busca promover debates e imersões na obra, relacionando sua importância com a cultura fronteiriça em suas mais diversas particularidades. Um dos convidados do projeto foi o jornalista, escritor e educador santanense Juremir Machado da Silva, que realizou uma palestra intitulada “Sobre Poetas e Mitologias” para o público que enfrentou o frio santanense neste sábado e compareceu à Sala Cultural Professor Francisco Pereira Alves.

Além de conversas, o evento conta com apresentações culturais, bate-papos e imersões culturais nesta que é considerada a obra pátria de todos os gaúchos. A programação completa pode ser acessada AQUI. Todas as atividades do evento são gratuitas.

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A