seg, 30 de junho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Cidade mais livre para o empreendedor

Lorenzoni é o presidente da Frente Parlamentar

Hoje o empreendedor olha diferente para Porto Alegre. Olha diferente porque a cidade está mudando e essas mudanças estão a tornando mais menos engessada, menos complicada.

Por cerca de um ano, entre 2021 e 2022, liderei a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, ao lado do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes, onde pude colocar em prática diversas iniciativas para facilitar a vida de quem sonhava em empreender.

A maior delas foi a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica que abriu, definitivamente, as portas para as modificações. Porto Alegre aderiu ao programa Tudo Fácil Empresas, que facilitou a abertura de empresas pela internet em até 10 minutos e de forma gratuita.

A Lei da Liberdade Econômica possibilitou a extinção de taxas para a emissão de Alvará e da Junta Comercial. Os setores de eventos e de inovação também foram beneficiados com a redução de impostos.