qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

CEGUEIRA CRÔNICA

Em todos os segmentos da vida vivenciamos avanços incríveis. Doenças raras e novas são enfrentadas pelo talento de cientistas e profissionais de saúde. Distâncias são reduzidas com a tecnologia, como se viu na pandemia. Exemplos se multiplicam, mas o complicador – sempre! – é o fator humano. Para o bem e para o mal.
Durante os dois últimos anos, alunos de todos os níveis sofreram prejuízos irrecuperáveis. Mesmo com aulas virtuais, a ausência do contato com professores, colegas e funcionários das escolas compromete o desenvolvimento social, indispensável na formação humana.
A pandemia, entre tantas transformações, impôs uma revolução antecipada por antigos filmes e animações, como “Os Jetsons”. A trama mostrava carros voadores, robôs domésticos e cenas consideradas devaneios à época. Hoje, os aplicativos – ferramentas onipresentes com a popularização dos celulares – dispensam visita às agências bancárias e lojas. Transações financeiras e compras são feitas a qualquer momento, em todo lugar.
As facilidades, no entanto, esbarram na imperfeição humana. A mesma tecnologia que aproximou amigos, familiares e colegas é arma na aplicação de golpes que ocupam manchetes diárias. A “criatividade para o mal” – como dizia minha avó – parece inesgotável. Chegamos ao ponto de duvidar até mesmo da voz do filho ou amigo quando recebemos uma ligação, fato, por sinal, cada vez mais raro.
O comportamento humano é uma eterna incógnita. Especialmente no Brasil, este país tão desigual, radicalizado e belicoso, é sempre fator a ser considerado com peso expressivo. Ideias brilhantes, defendidas com entusiasmo e vigor, são combatidas com altas doses de ódio quando se trata de iniciativa de algum adversário ou desafeto.
A pandemia agravou inúmeros problemas que o país enfrenta há décadas. A rivalidade que as redes sociais exibem – e turbinam – todos os dias ficará ainda mais exacerbada com a proximidade das eleições de outubro. Isso é fácil de prever. Ao invés de servir de instrumentos de construção, os avanços tecnológicos serão armas de destruição de biografia, reputações e boas ideias. A cegueira da radicalização não terá vencedores. Isso não é inédito. Afinal, sequer na pandemia conseguimos unir o Brasil.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação