“Descubra, ria, inspire”. É com esse lema que o casal Marilyne e Didier saiu de Vesoul, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes no leste da França para viajar pela América do Sul a bordo de um motor home. E a fronteira foi uma das paradas do casal nesse fim de semana.
“Trabalhei muito e não ganhei muito dinheiro. Um dia disse à minha esposa: vamos vender tudo e viajar o mundo”, conta Didier. E a América do Sul parece ser um dos lugares preferidos do casal, que documenta os locais por onde passa em um canal no YouTube, que possui quase 12 mil inscritos. Após passar pela Argentina e Uruguai, os franceses gostaram da experiência de conhecer a fronteira: “gostei mais do lado de cá”, confessa Didier aos risos, apontando para Sant’Ana do Livramento.
Surpreendido com o calor repentino que atingiu a fronteira na última semana, Didier comparou o inverno gaúcho com o de Vesoul, sua cidade natal, que por estar próxima da fronteira com os alpes Suíços, pode registrar até -20ºC nos períodos de frio intenso. Empolgado com a oportunidade de conhecer novos climas, novas culturas e até mesmo novas fronteiras, o casal seguirá viagem em um caminhão do exército alemão adaptado, que possui toda a estrutura necessária para se chamar de lar.
No perfil que possuem no Facebook, os dois fazem questão de destacar o que os motiva a sempre seguir viagem: “l’on a qu’une seule vie et qu’il faut en prendre le contrôle“, ou em bom português: “Nós só temos uma vida e temos que assumir o controle dela”.