seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Associação Rural completa 103 anos e programa festividade com a presença de Mourão

Presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria e o diretor Luigy Rodrigues (Foto:Matias Moura/AP)

Nesta terça-feira (19), a Associação Rural de Livramento completa 103 anos de fundação, sendo uma das entidades mais importantes e representativas do município com um papel fundamental no desenvolvimento das atividades pastoris e agrícolas.
Para comemorar, a atual diretoria da entidade, presidida por Luiz Carlos D’Auria Nunes e Jair Menezes, está programando uma festividade para o dia 30 de julho, data em que Sant’Ana do Livramento também estará completando 199 anos. O evento contará com a presença do vice-presidente do Brasil,Hamilton Mourão, como convidado de honra. No ato, ele descerrará uma placa comemorativa ao aniversário da entidade, além de ministrar a palestra “Governo Federal e o Rio Grande do Sul, desafios e oportunidades”.
Segundo um levantamento feito pela Associação Rural, a entidade não recebe, em sua sede, um presidente do Brasil há 49 anos, desde a última visita, em 1973, quando o então presidente Emílio Médici. “Ser presidente de uma entidade centenária como a nossa é motivo de grande honra. E para comemorar o aniversário de 103 anos de fundação completados neste 19 de julho, pretendemos organizar uma grande festividade que não nos foi permitida no centenário e nos anos seguintes por conta da pandemia. A vinda do vice-presidente após esses 49 anos, é outro motivo que nos deixa bastante orgulhosos juntos com a nossa diretoria. Porque esta será uma grande oportunidade de apresentarmos a uma autoridade federal algumas demandas que são importantes para a nossa região”, destaca o presidente da Rural.
Segundo D’Auria, a entidade vê com bons olhos o crescimento no município. “Livramento completa 199 anos dia 30 de julho, e desses nós participamos 103 anos junto com o município. Tivemos altos e baixos nesse período, mas fizemos parte da história, de lutas e desafios. Então, hoje nós somos o presente que estamos trilhando um caminho para um futuro melhor para o setor primário que vem se desenvolvendo de uma maneira muito grande, após muitos anos de ofuscamento, em que tínhamos apenas uma monocultura, digamos assim: pecuária, ovinos e arroz. E hoje nós estamos com uma pujança muito grande, em pleno desenvolvimento da agricultura. Não esquecendo que somos a última fronteira agrícola do país”, disse.
O presidente ainda adianta que a expectativa para a Expofeira de Primavera, deste ano, é de um crescimento de 10% tanto no volume de animais inscritos quanto no valor final da comercialização, pois o município é hoje, sem dúvida, uma das principais praças de negócios envolvendo genética bovina no Brasil.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que