qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Associação Rural completa 103 anos e programa festividade com a presença de Mourão

Presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria e o diretor Luigy Rodrigues (Foto:Matias Moura/AP)

Nesta terça-feira (19), a Associação Rural de Livramento completa 103 anos de fundação, sendo uma das entidades mais importantes e representativas do município com um papel fundamental no desenvolvimento das atividades pastoris e agrícolas.
Para comemorar, a atual diretoria da entidade, presidida por Luiz Carlos D’Auria Nunes e Jair Menezes, está programando uma festividade para o dia 30 de julho, data em que Sant’Ana do Livramento também estará completando 199 anos. O evento contará com a presença do vice-presidente do Brasil,Hamilton Mourão, como convidado de honra. No ato, ele descerrará uma placa comemorativa ao aniversário da entidade, além de ministrar a palestra “Governo Federal e o Rio Grande do Sul, desafios e oportunidades”.
Segundo um levantamento feito pela Associação Rural, a entidade não recebe, em sua sede, um presidente do Brasil há 49 anos, desde a última visita, em 1973, quando o então presidente Emílio Médici. “Ser presidente de uma entidade centenária como a nossa é motivo de grande honra. E para comemorar o aniversário de 103 anos de fundação completados neste 19 de julho, pretendemos organizar uma grande festividade que não nos foi permitida no centenário e nos anos seguintes por conta da pandemia. A vinda do vice-presidente após esses 49 anos, é outro motivo que nos deixa bastante orgulhosos juntos com a nossa diretoria. Porque esta será uma grande oportunidade de apresentarmos a uma autoridade federal algumas demandas que são importantes para a nossa região”, destaca o presidente da Rural.
Segundo D’Auria, a entidade vê com bons olhos o crescimento no município. “Livramento completa 199 anos dia 30 de julho, e desses nós participamos 103 anos junto com o município. Tivemos altos e baixos nesse período, mas fizemos parte da história, de lutas e desafios. Então, hoje nós somos o presente que estamos trilhando um caminho para um futuro melhor para o setor primário que vem se desenvolvendo de uma maneira muito grande, após muitos anos de ofuscamento, em que tínhamos apenas uma monocultura, digamos assim: pecuária, ovinos e arroz. E hoje nós estamos com uma pujança muito grande, em pleno desenvolvimento da agricultura. Não esquecendo que somos a última fronteira agrícola do país”, disse.
O presidente ainda adianta que a expectativa para a Expofeira de Primavera, deste ano, é de um crescimento de 10% tanto no volume de animais inscritos quanto no valor final da comercialização, pois o município é hoje, sem dúvida, uma das principais praças de negócios envolvendo genética bovina no Brasil.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo