seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Justiça expede liminar e médicos devem voltar ao trabalho na Santa Casa em 24 horas

Decisão vale somente para atendimentos de urgência e emergência

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul emitiu, na madrugada deste sábado (23), uma decisão na qual determina o retorno de médicos aos atendimentos de urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento.

No documento, assinado pela juíza Carla Barros de Siqueira Palhares, determina-se o prazo de 24 horas, a contar da 00h26 de sábado (23), o retorno de médicos anestesistas, traumatologistas, cirurgiões (incluindo obstetrícia) e pediatras que atendam sala de parto ao atendimento de urgência e emergência.

Os médicos deverão, segundo a decisão, elaborar um plano de escalas para o retorno ao trabalho mediante remuneração conforme previsto em contrato entre as partes. Em caso de não cumprimento dos pagamentos, a liminar será revogada e os profissionais poderão deixar os atendimentos novamente.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem