qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Simers rejeita proposta da Santa Casa e mantém ruptura contratual

Diretora Leda Marisa afirma que buscará reverter a situação
Foto: Marcelo Pinto/AP

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) divulgou, na noite desta quarta-feira (20), um ofício em que rejeita a proposta oficializada pela Santa Casa de Misericórdia que propõe a renegociação das dívidas oriundas da prestação de serviços do corpo médico de diversas especialidades.

Leia abaixo parte do ofício assinado pelo presidente do Simers Marcos Rovinski e pelo diretor de interior do Sindicato Luiz Alberto Grossi:

É de se destacar que este Sindicato realizou assembleia geral extraordinária no dia 19 de julho de 2022 e, por decisão unânime, os profissionais médicos decidiram que não aceitam a proposta feita por parte da Santa Casa e poder Executivo Municipal, a citar “ a) pagamento integral dos salários dos profissionais médicos referente ao mês de junho de 2022, até o dia 25 de julho de 2022; b) pagamento parcelado dos salários dos profissionais médicos referente ao mês de maio de 2022, em 7 parcelas mensais e consecutivas, a contar de 25 de agosto de 2022; c) abertura de tratativas para análise conjunta das dívidas pretéritas, com reunião a ser designada no mês de agosto, por meio de mediação do Ministério Público”. Dessa forma, optam por manter os efeitos das cartas de rescisão contratual, reiterando os termos e prazos constantes nos documentos entregues pelas especialidades.

Por outro lado e em razão da importância das atividades desempenhadas pelos citados profissionais, na citada Assembleia, igualmente de forma unânime, os profissionais médicos deliberaram no sentido de ofertar a seguinte contraproposta ao Nosocômio:

1) Os profissionais médicos aceitam retornar às suas atividades, tornando sem efeito as cartas de rescisão se a Santa Casa e/ou a atual interventora, pagar IMEDIATAMENTE e de forma INTEGRAL, as remunerações do mês de maio e junho de 2022; e
2) aceitam parcelar o mês de dezembro de 2020 em seis parcelas mensais e consecutivas, a contar de 25 de agosto de 2022;
3) abertura de tratativas para análise conjunta das dívidas pretéritas, com reunião a ser designada no mês de agosto, por meio de mediação do Ministério Público;
4) mediante o aceite aos termos constantes nos itens 1, 2 e 3 supra, os médicos voltam a realizar as cirurgias eletivas.
Em não havendo aceitação dos termos da contraproposta realizada pelos profissionais médicos, salienta-se que serão mantidas as cartas de rescisão e, a partir das 00h do dia 21 de julho de 2022, a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento não contará mais com a equipe de cirurgiões; a partir das 00h do dia 22 de julho de 2022, não contará com equipe de anestesistas e assim sucessivamente, conforme a especialidade.

Dessa forma, em que pese sabedor da crise financeira que assola a Instituição, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, no cumprimento das suas atribuições legais de defender a qualidade na assistência e a oferta de premissas dignas para o competente e ético exercício profissional, vem informar os fatos acima elencados e aproveita o ensejo para indagar quais serão as estratégias a serem adotadas por parte desta Santa Casa para quitar as dívidas contraídas junto aos profissionais médicos que trabalham em prol da instituição?

Para total ciência e transparência, leem-nos em cópia autoridades dos mais diversos setores para que tomem as medidas que julgarem pertinentes. Por fim, requer-se que o presente ofício seja respondido no prazo de 24 horas, a fim de que este Sindicato possa encaminhar as informações aos profissionais médicos que representa.

Em entrevista exclusiva ao programa Resenha Livre, da TV A Plateia, a diretora administrativa da Santa Casa, Leda Marisa da Silva, se posicionou sobre o anúncio e afirmou que o executivo buscará encontrar uma solução imediata. “Quero crer que a gente tem condições de construir uma proposta que, se não for exatamente essa que o Simers nos apresentou formalmente, que seja uma que os contemple por hora e que nos permita construir uma proposta que, não podendo ser a ideal, que seja a possível, sendo viável financeiramente para a Santa Casa e que contemple os médicos”, ressaltou.

Por ora, os cirurgiões que assinaram a carta de demissão no dia 20 de junho passaram a deixar de prestar o serviço à Santa Casa a partir de 00h desta quinta-feira (21). A direção garante que o serviço de emergência permanecerá funcionando e buscará se reunir com o executivo ao longo do dia.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo