qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Associação Rural completa 103 anos e programa festividade com a presença do Vice-Presidente da República

Presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria e o diretor Luigy Rodrigues (Foto:Matias Moura/AP)

Nesta terça-feira (19), a Associação Rural de Livramento completa 103 anos de fundação, sendo uma das entidades mais importantes e representativas do munícipio com um papel fundamental no desenvolvimento das atividades pastoris e agrícolas. A entidade participou de momentos marcantes da história fronteiriça com a realização de grandes exposições internacionais de ovinos e bovinos, e outros eventos de grande relevância para o meio ruralista e para a economia local.

Alusivo ao aniversário de 103 anos, a atual diretoria da entidade, que é presidida por Luiz Carlos D’Auria Nunes e por Jair Menezes, está programando uma festividade para o dia 30 de julho, data em que Sant’Ana do Livramento também estará de aniversário, completando 199 anos. O evento contará com a presença do vice-presidente do Brasil, General de Exército Antônio Hamilton Mourão, como convidado de honra, no ato ele irá descerrar uma placa comemorativa ao aniversário da entidade, além de ministrar a palestra “Governo Federal e o Rio Grande do Sul, desafios e oportunidades”.

Segundo um levantamento feito pela Associação Rural, a entidade não recebe, em sua sede, um presidente do Brasil há 49 anos, desde a última visita, em 1973, quando o então presidente Emílio Garrastazu Médici esteve no município, participando de uma exposição internacional no Parque Augusto Pereira de Carvalho. “Ser presidente de uma entidade centenária como a nossa é motivo de grande honra. E para comemorar o aniversário de 103 anos de fundação completados neste 19 de julho, pretendemos organizar uma grande festividade que não nos foi permitida no centenário e nos anos seguintes por conta da pandemia. A vinda do vice-presidente após esses 49 anos, é outro motivo que nos deixa bastante orgulhosos juntos com a nossa diretoria. Porque esta será uma grande oportunidade de apresentamos a uma autoridade federal algumas demandas que são importantes para a nossa região”, destaca o presidente da Rural.

Segundo D’Auria, a entidade vê com bons olhos o crescimento no munícipio. “Livramento completa 199 anos dia 30 de julho, e desses nós participamos 103 anos junto com o munícipio. Tivemos altos e baixos nesse período, mas fizemos parte da história, de lutas e desafios. Então, hoje nós somos o presente que estamos trilhando um caminho para um futuro melhor para o setor primário que vem se desenvolvendo de uma maneira muito grande, após muitos anos de ofuscamento, em que tínhamos apenas uma monocultura, digamos assim. Pecuária, ovinos e arroz. E hoje nós estamos com uma pujança muito grande, em pleno desenvolvimento da agricultura. Não esquecendo que somos a última fronteira agrícola do país” disse.

O presidente ainda adianta que a expectativa para a Expofeira de Primavera, deste ano, é de um crescimento de 10% tanto no volume de animais inscritos quanto no valor final da comercialização, pois o munícipio é hoje, sem dúvida, uma das principais praças de negócios envolvendo genética bovina no Brasil.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já