qui, 20 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Atividades em Celebração ao Dia da Mulher Negra acontecerão em Livramento

Atividades em Celebração da Mulher Negra oferece programação em Livramento O Movimento de Mulheres Negras Santanense (MMNS) vem preparando uma vasta programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrado no dia 25 deste mês. As festividades deste ano estão marcadas pela volta das atividades presenciais com concurso, palestras, coquetel com desfile de moda afro e entrega do troféu Rosa Maria Freitas Santiago à cinco Mulheres Negras de Destaque no município. Toda a programação ocorrera no Clube Farroupilha. De acordo com Nadia Eliete Pina Vaz, Diretora Cultural do Movimento, o primeiro evento será o concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro Baby e Infanto-juvenil 2022, que se realizará dia 24 de julho, no Clube Farroupilha. “As inscrições vão até o dia 20 de julho e podem ser feitas diretamente comigo ou com a Claudia, que é a coordenadora do MMNS. Podem participar crianças entre as idades de 1 a 4 anos, categoria Baby; 5 a 9 anos, categoria Infantil e de 10 a 13 anos, categoria Juvenil”, explicou Nadia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53)984-582136 com Claudia ou (55) 984692887 com Nadia. Acompanhe a programação para a Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha: • 24/7 - Concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro Baby e Infanto-juvenil 2022; • 25/7 - Confraternização do Movimento de Mulheres Negras Santanense e Titulados; • 26/7 - Exposição de Artes do Artista Cristhian Azevedo Correia; Exposição de Guias Artesanais de Tita Jax; • 27/7 - Roda de Conversa sobre a participação da Mulher Negra na política e na Administração Municipal; • 28/6 - Mostra de Dança Afro e Capoeira; • 29/7 - Coquetel com Desfile de penteados, maquiagem, turbantes e roupas afros; Entrega do Troféu Rosa Maria Freitas Santiago à 05 Mulheres Negras de Destaque, em suas áreas, em Sant’Ana do Livramento. Contexto histórico O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.
Nadia Eliete Pina Vaz, Diretora Cultural do Movimento de Mulheres Negras Santanense. Foto: Debora Castro/AP

O Movimento de Mulheres Negras Santanense (MMNS) vem preparando uma vasta programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrado no dia 25 deste mês.

As festividades deste ano estão marcadas pela volta das atividades presenciais com concurso, palestras, coquetel com desfile de moda afro e entrega do troféu Rosa Maria Freitas Santiago à cinco Mulheres Negras de Destaque no município. Toda a programação ocorrera no Clube Farroupilha.

De acordo com Nadia Eliete Pina Vaz, Diretora Cultural do Movimento, o primeiro evento será o concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro Baby e Infanto-juvenil 2022, que se realizará dia 24 de julho, no Clube Farroupilha. “As inscrições vão até o dia 20 de julho e podem ser feitas diretamente comigo ou com a Claudia, que é a coordenadora do MMNS. Podem participar crianças entre as idades de 1 a 4 anos, categoria Baby; 5 a 9 anos, categoria Infantil e de 10 a 13 anos, categoria Juvenil”, explicou Nadia.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53)984-582136 com Claudia ou (55) 984692887 com Nadia.

 

Acompanhe a programação para a Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha em Sant’Ana do Livramento:

  • 24/7 – Concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro Baby e Infanto-juvenil 2022;
  • 25/7 – Confraternização do Movimento de Mulheres Negras Santanense e Titulados;
  • 26/7 – Exposição de Artes do Artista Cristhian Azevedo Correia; Exposição de Guias Artesanais de Tita Jax;
  • 27/7 – Roda de Conversa sobre a participação da Mulher Negra na política e na Administração Municipal;
  • 28/6 – Mostra de Dança Afro e Capoeira;
  • 29/7 – Coquetel com Desfile de penteados, maquiagem, turbantes e roupas afros; Entrega do Troféu Rosa Maria Freitas Santiago à 05 Mulheres Negras de Destaque, em suas áreas, em Sant’Ana do Livramento.

 

Contexto histórico

O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

 

Clique aqui e veja a entrevista com Nadia. 

 

Debora Castro

[email protected]

Nota à Imprensa – Governo incompetente é assim: a conta sempre vem com juros.

A oposição recebe com muita preocupação a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, o maior patamar desde 2016. Esse aumento afeta diretamente o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo, o que pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica. Além do impacto

Trânsito para veículos pesados na ponte sobre o Rio Piratinizinho deve ser liberado até o final de março

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, informou ao deputado federal Afonso Hamm, nesta quarta-feira, dia 19, durante reunião em Brasília, sobre a liberação do tráfego de veículos de carga e passageiros no km 68,56 da BR-293, na ponte sobre o Rio Piratinizinho, até o final de março. A recuperação total do local, também conhecido

Solidariedade em cada jogo

Ação beneficente do Clube Caixeiral transforma atividades esportivas em solidariedade