Aconteceu neste final de semana no Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana, o festival nativista em homenagem ao patrono estadual dos festejos farroupilhas de 2022, o cantor e compositor Adair de Freitas. O evento que leva o nome do cantor, contou com a participação de vários músicos locais e de outras cidades. Durante o evento foram apresentadas somente as composições que fazem parte da história do cantor fronteiriço que possui mais de 50 anos de carreiras na música regional sendo um dos nomes mais respeitados no cenário cultural rio-grandense. O festival contou com as categorias mirim, juvenil e adulta e com shows de Adair de Freitas lançando o seu disco Clássicos dos Festivais, e dos músicos Ricardo Martins e Marcelinho Nunes.
Na noite de domingo, subiram ao palco as músicas finalistas Dos Sonhos de um cantador, Cantador, Romance de Um Peão Posteiro, Milonga do Vaqueano, Fronteiriço, Pampeano Estampa Campeira, Cantiga de Esperança, Changueiro de Vida e Lida e Resposta.
As composições foram avaliadas pelos jurados Alex Har, Clóvis de Souza e Adair de Freitas e as vencedoras foram as seguintes:
1º Lugar – Dos Sonhos de Um Cantador – Cauê Dias
2º Lugar – A Resposta – Bruna Gonçalves
3º Lugar – Cantiga da Esperança – Interpretada por Aline Bosa