seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Justiça determina que ônibus voltem aos horários normais

STU afirma que não foi citado e que horários continuam reduzidos
Foto: Marcelo Pinto/AP

O desembargador da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Arminio Jose Abreu Lima da Rosa, determinou, nesta quinta-feira (30), determinar o imediato restabelecimento da prestação do serviço de transporte coletivo urbano em sua integralidade, sem qualquer redução de horários.

A determinação se deu depois que a Procuradoria Municipal agravou uma liminar que já tinha entrado no fim de semana passado. Em nota, a Prefeitura destacou que “desde o primeiro momento dos fatos buscou alternativas que sanassem este problema que atingiu a todos, mas diante da postura negativa das empresas e da necessidade de garantir o serviço essencial de transporte, acabou por judicializar a questão, obtendo hoje êxito na ação”.

Procurado, o Sindicato das Empresas dos Transportes Rodoviários (STU) informou que ainda não foi notificado. De acordo com o advogado que representa o sindicato, eles devem analisar a decisão e tentar contrapor, já que “não há possibilidade de colocar os ônibus em funcionamento, pois não tem como pagar o combustível”.

Nesta tarde, houve uma audiência de conciliação entre a Prefeitura e o STU, mas não houve acordo. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 11 julho.

TCE-RS realiza ação de acompanhamento nas obras da Cadeia Pública de Porto Alegre

  Nesta quarta-feira (18), os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul realizaram um acompanhamento das obras da Cadeia Pública de Porto Alegre. O antigo Presídio Central foi apontado como o pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, em 2008. Com o início das obras em 2022 e a desocupação total dos presos, desde