ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Radialista santanense Clodomiro Gonçalves recebe medalha da Assembleia Legislativa do RS

Homenagem foi entregue pelo deputado estadual Luis Fernando Mainardi em solenidade na Câmara de Vereadores
Foto: Lucas Noro/AP

Após mais de 56 anos de serviços prestados ao radio-jornalismo santanense, o radialista Clodomiro Gonçalves Rodrigues recebeu, na noite desta sexta-feira (24) a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O proponente da homenagem, deputado estadual e vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na assembleia, Luis Fernando Mainardi, fez a entrega da honraria no Plenário João Goulart da Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade reuniu alguns dos inúmeros amigos e colegas de trabalho reunidos em quase seis décadas de trabalho.

Ao Jornal A Plateia, Mainardi destacou a importância de reconhecer os serviços prestados pelos profissionais de comunicação e defendeu a importância da imprensa livre em um regime democrático. “Conheço o Clodomiro há mais de 30 anos e ele sempre manteve a mesma postura de honrar o radialismo no nosso estado. Ter um veículo que dá voz à comunidade é um elemento substancial da democracia. É assim que se exerce a democracia, permitindo o debate e a formação da livre opinião. E a homenagem que eu faço a ele é também uma homenagem ao rádio e ao jornalismo de Sant’Ana do Livramento.

Emocionado, Clodomiro falou sobre o sentimento de ter recebido a homenagem e exaltou a necessidade de fomentar o jornalismo livre e acessível à população. “Ao longo de todos esses anos, sempre priorizei o público, o ouvinte. Eu já fiz tudo em rádio, mas quem entra, nunca mais quer sair”. Ele também defendeu a união dos veículos de imprensa na luta pelo acesso à informação e divulgação do trabalho jornalístico. “Se nos mantivermos unidos, daremos uma grande contribuição para a manutenção da democracia em momentos em que ela estiver ameaçada.

E foi em clima de celebração e grandes reencontros, que Clodomiro Gonçalves recebeu sua tão merecida homenagem. Ao final do discurso de agradecimento ele resumiu o que dá sentido ao seu trabalho: “Um cidadão bem informado é um soldado da democracia”.

 

Lucas Noro

[email protected]