sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Seringas e agulhas são descartadas de forma irregular no centro de Livramento

Lixo hospitalar estava espalhado no meio fio da rua Rivadávia Corrêa esquina com a rua Manduca Rodrigues
Seringas e agulhas são descartadas de forma irregular no centro de Livramento
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na manhã desta sexta-feira (24), dezenas de agulhas, seringas e ampolas foram flagradas descartadas de forma irregular no centro de Sant’Ana do Livramento. Os materiais, que exigem destinação adequada, estavam soltos e causando riscos à população que por ali passava.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Paulo Vargas, há muitos locais que fazem esse tipo de descarte de forma irregular.
“Agora as clínicas de estética e clinicas odontológicas que fazem procedimentos estéticos estão fazendo esse descarte irregular, o que está nos preocupando. As empresas devem seguir a Resolução – RDC Nº 222/2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e quando elas descumprem elas são autuadas”, explicou o secretário, destacando que esse tipo de objeto deve ser levado até os órgãos de saúde do município.

Descarte irregular

O descarte errado de objetos perfuro-cortantes, como os encontrados nesta manhã, além de causar lesões físicas, esse tipo de situação pode acarretar ainda na contaminação por doenças transmitidas pelo sangue, tais como hepatites B, C e HIV e provocar danos irreversíveis ao acidentado.

 

Debora Castro

debora@jornalaplateia.com

 

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos