seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Simers anuncia que médicos assinaram demissão da Santa Casa de Livramento

Anúncio foi confirmado na tarde desta quarta-feira (22). Direção do hospital diz que recebe a notícia "com preocupação"
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na tarde desta quarta-feira (22), o anúncio da demissão de parte do corpo de médicos da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento causou preocupação à população santanense. O anúncio foi feito em entrevista exclusiva ao programa Boa Tarde Cidade, da RCC FM, pelo representante do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Luiz Alberto Grossi.

Ele alega que, devido a falta de pagamento de dívidas da Santa Casa ao corpo médico remanescentes dos últimos três anos, médicos de diversas especialidades estão assinando um pedido de demissão, o que inviabilizará a realização de cirurgias eletivas no município e comprometerá o funcionamento do hospital, que realiza 95% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Grossi afirma que o Sindicato tentou estabelecer diversos contatos junto à Direção da Santa Casa e com a Prefeitura Municipal, mas teve o que chamou de “pouca receptividade, sempre alegando falta de dinheiro”.

“O problema é de gestão. Um hospital para viabilizar seu funcionamento adequado, deve ter 60% dos atendimentos pelo SUS e 40% por convênios particulares. Esta é a equação correta para que o hospital tenha um equilíbrio financeiro”. Em assembleia, os médicos definiram por unanimidade a suspensão dos atendimentos eletivos, a redução de baixas hospitalares e anunciando suas demissões em massa, respeitando um aviso prévio de 30 dias.

CONTRAPONTO

A diretora administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, Leda Marisa da Silva, manifestou preocupação acerca do anúncio. Ela alega que a Santa Casa é “subfinanciada”, o que, segundo ela, “mantém um ciclo de falta de recursos na administração e na distribuição desses recursos, incluindo os pagamentos em débito com fornecedores e prestadores de serviço. Ela confirmou a informação sobre o aviso prévio de saída de mais de 15 médicos do corpo clínico de diferentes áreas, mas garantiu que as tratativas de negociação serão mantidas e ampliadas com a categoria.

Ela defende a ampliação no investimento da Santa Casa e na manutenção da oferta de serviços gratuitos, sem que seja necessário ações extremas, como a suspensão de pagamentos de prestadores de serviços, como os de médicos. “Eu sou uma defensora do SUS, mas o SUS precisa ser devida e efetivamente financiado. A Santa Casa não possui previsão de lucro, mas ela não pode se endividar para manter um serviço que é obrigação do Estado”, destacou.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que