qui, 21 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Justiça determina a continuidade do pagamento de gratificação para procuradores do DAE 

Autarquia deve recorrer da decisão  

A Juíza Carla Barros Siqueira Palhares deferiu, nesta segunda-feira (13), a medida liminar impetrada pelos procuradores do Departamento de Água e Esgotos (DAE) “ante a plausibilidade da existência de direito líquido e certo, para determinar o cumprimento da Lei 7454/19, devendo a Autarquia efetuar o pagamento das gratificações aos seus procuradores, afastando os efeitos do Memorando 25/2022 expedido pela Diretoria do DAE”, diz a decisão. 

A ação trata-se de um mandado de segurança impetrado por Procuradores em exercício do DAE em face da Autarquia, apontando como autoridade coatora a sua diretora, alegando que Izabel Alvarez, por meio de memorando, retirou dos procuradores a gratificação instituída pela Lei nº 7.454/2019 que criou Gratificação de Serviço de Representação judicial e extrajudicial aos Procuradores do Departamento de Água e Esgoto. 

“Aduz que esse memorando constitui ato ilegal, afrontando, portanto, direito líquido e certo. Pugnou pela concessão da ordem liminar, requerendo a declaração de nulidade do memorando, determinando a abstenção da sustação de pagamento pela autoridade coatora. Juntou documentos”, escreveu a juíza. 

Segundo informações, o DAE deve recorrer da decisão. A justificativa seria a existência de uma notificação do Tribunal de Contas do Estado, na qual o Jornal A Plateia teve acesso, que instaurou uma auditoria especial sobre a “existência de irregularidades ou ilegalidades no cumprimento de legislação municipal referente ao recebimento aos honorários de sucumbência”. 

Neste mesmo documento, assinado pela auditora chefe da UCCI Suzi Liane Lottif Vieira, foi feita uma notificação a “gestora municipal” (Ana Tarouco), “para que, visando dar atendimento a legislação pertinente, por prudência, providencie a tomada de medidas, imediatas, para a extinção da normativa legal que estabelece indevidamente o pagamento de ‘GS’, afim de evitar apontamentos”. 

Segundo a direção do DAE, já está na Câmara o projeto de lei que revoga a legislação vigente, seguindo a orientação do TCE. 

Los riverenses de Urubots lograron podio en competencia internacional de robótica en Corea del Sur

El equipo de robótica de la Universidad Tecnológica (UTEC), Urubots, volvió a dejar en alto la bandera uruguaya en competencias internacionales, tras conseguir el primer lugar en un desafío técnico y el tercer puesto en la categoría general de drones, en la FIRA RoboWorld Cup disputada en Daegu, Corea del Sur. Los Urubots, el equipo integrado por estudiantes y docentes

Vereador Doze apresenta defesa à Comissão Processante e nega as acusações da Prefeita

  Mesmo antes de concluído o prazo legal para manifestação, o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze (PODEMOS) apresentou, nessa quarta-feira, 20, sua defesa prévia à Comissão Processante instituída na Câmara de Vereadores para análise da denúncia e pedido de impeachment apresentados contra ele pela delegada Ana Tarouco, prefeita de Sant’Ana do Livramento. A denúncia, protocolada no último dia 21 de

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

O BRASIL PRECISA DO SUBMARINO NUCLEAR A importância do submarino nuclear é capital para o Brasil, permitindo uma defesa efetiva de nosso largo litoral e operações com maior duração. Precisamos aportar recursos para a Marinha do Brasil, de forma a transformarmos em realidade o submarino que em verdade será um poderoso instrumento de dissuasão em nosso entorno estratégico. #marinha #marinhadobrasil