seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vice-prefeito explica como foi definida a porcentagem de cobrança do ITR 

“O que o vereador falou foi total falta de conhecimento”, declarou Evandro Gutebier sobre fala de Enrique Civeira na Câmara 
Prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Foto:Matias Moura/AP)

O vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos) explicou para a Reportagem do Jornal A Plateia, na tarde deste sábado (11), como foi definida a porcentagem para a cobança do Imposto Territorial Rural (ITR) em Sant’Ana do Livramento e disse que a fala do vereador Enrique Civeira (PDT) na sessão da Câmara “foi total falta de conhecimento”. 

Gutebier explicou que o ITR é diferente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que, segundo ele, tem lei vigente desde 2017 que diz que o IPTU deve ser corregido pelo Índice de Participação dos Municípios (IPM). “Quanto ao ITR não. O ITR é feito o laudo para a Receita Federal. Esse ano um engenheiro agrônomo fez um laudo e um engenheiro civil fez outro: que deu 17%”, comentou. 

Ele disse ainda que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Conder) contestou o laudo. “Nós tivemos os incêndios, estamos vivendo um estado de calamidade diante a seca da safra, tivemos uma perda de 40% na produção de soja e de 80% no milho e tivemos uma perda de 30 ou 40% no leite, em virtude do período de estiagem. Então a questão do ITR nós tínhamos dois laudos e realmente, o laudo feito pelo engenheiro civil dizia que nós tínhamos que aumentar em 17% foi diferente do engenheiro agrônomo, que dizia que tínhamos que congelar. Então nós ficamos no meio termo”. 

O vice-prefeito disse que como não se tem lei estabelecida para o índice do ITR, foi resolvido aplicar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Não caracteriza renúncia de receita, porque foi usado o índice e nós vivíamos em um estado de emergência”, complementou. 

Quanto as declarações do vereador Civeira afirmando que o ITR não teria sido reajustado, em virtude de Evandro estar “beneficiando os amigos” (produtores rurais), Gutebier rebateu: “Na realidade, o que o vereador falou foi total falta de conhecimento. Quando a pessoa não tem o que falar e não tem conhecimento nenhum, fala essa besteira que falou”, finalizou. 

 

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,