qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fim dos rodeios: Deputado diz que dará parecer pela inconstitucionalidade do projeto 

Em entrevista à RCC FM, Sérgio Turra declarou que a proposição de Rodrigo Maroni (PSDB) “é uma afronta a todos nós” 

O deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) foi designado na última terça-feira (07) como relator do projeto que prevê o fim dos rodeios no Rio Grande do Sul na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Em entrevista ao programa “Boa Tarde Cidade”, da Rádio RCC FM, ele disse que “esse tipo de projeto é ofensivo a todos nós” e adiantou que seu parecer será pela inconstitucionalidade da matéria. “Eu não terei dificuldades para exarar um parecer e obviamente que contrário a tramitação do projeto de lei, por absoluta afronta a nossa Constituição”, disse. 

Turra contou que pediu para ser relator do projeto na Comissão “por motivos óbvios”. “Eu voluntariamente e por óbvias razões, pedi para relatar este projeto de lei. Em primeiro lugar eu vejo nele uma absoluta afronta a Constituição da República”, destacou. 

A CCJ tem a competência de apreciar todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, antes que eles sejam votados em Plenário pelos Deputados. A Comissão avalia os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposições. “Se não passar na CCJ ele já morre na casca”, declarou Turra. 

Deputado Sérgio Turra

O progressista tem um grande vínculo com a cultura gaúcha e classificou o projeto de autoria do deputado Rodrigo Maroni (PSDB) “perverso”. “Do ponto de vista social e econômico o projeto também é perverso, pois muitas pessoas dependem de tudo que gira entorno do rodeio […] “Eu sou um tradicionalista, graças a Deus”, finalizou afirmando que a prática deve ser fomentada cada vez mais. 

  

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A